Uma das festas populares mais tradicionais e importantes do calendário do verão baiano, a celebração pela Independência de Itaparica vai ficar ainda mais completa e animada este ano. A intensa programação, que começa hoje (segunda-feira) com manifestações cívicas, culturais e religiosas, ganhará mais dois dias de shows, a partir de amanhã (7), trazendo novas atrações musicais como o cantor Pablo e as bandas La Fúria, Jammil e Adão Negro. A programação artística segue até o dia 11 de janeiro com outras atrações já confirmadas, como Carlinhos Brown, Maiara & Maraisa e Igor Kannário, que prometem agitar a cidade, atraindo baianos e turistas para uma grande celebração pelo protagonismo do povo itaparicano na Baía de Todos-os-Santos.
Os cinco dias de shows acontecerão no palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica, a partir das 22h. Na primeira noite de festa (terça), o público vai curtir o pagode da banda Lá Fúria, os clássicos do axé da banda Jammil e o reggae envolvente da banda Adão Negro. Já na segunda noite (8), o arrocha do cantor Pablo promete levar muito romantismo para o público. A noite contará também com as apresentações do cantor Petty e das bandas Atitude 67 e Simples e Natural. Quem abre a programação do dia 9 de janeiro é o grupo de arrocha Toque Dez, seguido do cantor de pagode Igor Kannário. A noite conta também com as apresentações do cantor Isaque Gomes e da banda Clarevidência.
A quarta noite de shows (sexta-feira) será iniciada com a apresentação de Cauanzinho. Em seguida, o cantor e compositor Carlinhos Brown agita Itaparica com todo o seu axé contagiante. A noite será encerrada pelo cantor pernambucano Henry Freitas. No último dia de comemorações (11), as bandas Novo Assunto e Di Propósito serão as primeiras a se apresentarem no palco. A grande atração será a dupla Maiara & Maraisa, que encerra a noite de shows.
Tradição e cultura
Seguindo uma tradição secular de culto aos ancestrais, as celebrações culturais e cívicas são momentos memoráveis das festividades em celebração ao heroísmo e à luta do povo itaparicano. As comemorações terão início na segunda-feira (6), com a puxada do Carro do Caboclo. O cortejo sairá do bairro Jardim dos Namorados, percorrendo as ruas do Centro Histórico de Itaparica, ainda sem a imagem do Caboclo, acompanhado por moradores que iluminam as ruas com fachos acesos, às 21h.
No dia 7 de janeiro, data da Independência de Itaparica, acontece o ponto alto das festividades ao longo de todo o dia. A extensa programação terá início com a alvorada, às 5h, seguida pelo hasteamento da bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Ainda pela manhã, será realizada uma missa em agradecimento à Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade, às 8h. Às 16h, acontece o tradicional cortejo pelas principais ruas de Itaparica, com a participação de grupos de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas, que exaltam as tradições históricas e culturais da cidade. O momento mais aguardado do cortejo é a puxada do carro do Caboclo, que representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade do seu povo. A imagem do Caboclo sairá da Fonte da Bica, percorrendo as ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h30.
A programação religiosa inclui a oração do Te Deum na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 17h30. Às 19h será realizada a apresentação do Auto “Roubada da Rainha” na Aldeia Campo Formoso, que também será apresentada nos dias 8 e 9 de janeiro. O último dia das manifestações religiosas, 9 de janeiro, será encerrado com o discurso do prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, às 20h30. A população se despedirá do Caboclo no ritual conhecido como ‘Guardada’, com cortejo que sai do Campo Formoso e percorre as ruas da cidade, às 21h.
“As comemorações pela Independência de Itaparica são um marco para nossa cidade. Um momento inesquecível em que celebramos e homenageamos o protagonismo e o heroísmo do povo itaparicano, que bravamente lutou pela independência de sua terra. Esta festa simboliza a exaltação das nossas tradições e história e vai ajudar a fomentar a cultura e a economia do nosso município”, afirma o prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO CULTURAL E CÍVICA
6 de Janeiro
21h – Puxada do carro do caboclo com facho
Local: jardim dos namorados – ruas do Centro Histórico
7 de Janeiro
5h – Alvorada
Local: Forte São Lourenço
7h- Hasteamento da Bandeira
Local: Forte São Lourenço
8h- Missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade
Local: Igreja Matriz
16h – Saída com Cortejo
Local: Sede Largo Senhor do Bonfim
16h30- Puxada do Carro com Caboclo
Local: Fonte da Bica – Ruas do Centro Histórico
17h30 – Te Deum
Local: Igreja Matriz
19h – Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
8 de Janeiro
19h- Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
9 de Janeiro
19h Auto “Roubada da Rainha”
Local: Aldeia Campo Formoso
20h30 – Discurso do prefeito
Local: Praça do Campo Formoso
21h Guardada
Local: Campo Formoso – Ruas do Centro Histórico
PROGRAMAÇÃO MUSICAL (Atrações já confirmadas)
7 de Janeiro (Terça-feira) – A partir das 22h
La Fúria
Jammil
Adão Negro
8 de Janeiro (Quarta-feira) – A partir das 22h
Petty
Atitude 67
Pablo
Simples e Natural
9 de Janeiro (Quinta-feira) – A partir das 22h
Toque Dez
Igor Kannário
Isaque Gomes
Clarevidência
10 de Janeiro (Sexta-feira) – A partir das 22h
Cauanzinho
Carlinhos Brow
Henry Freitas
11 de Janeiro (Sábado) – A partir das 22h