A Vinklo, plataforma de presentes da FestaLab.Co, realizou uma pesquisa sobre a intenção de compra e o valor de
investimento em presentes de Natal deste ano. O objetivo principal era entender melhor quais eram as principais buscas dos consumidores e a média de valores que poderiam prevalecer na compra das lembranças.
O levantamento mostrou que uma grande parte dos brasileiros tinham a intenção de presentear um ente querido, sendo que 42,16% afirmaram que iriam gastar menos este ano, enquanto 41,38% seguiram com o mesmo valor investido em 2023. Dentre as principais categorias citadas pelos consumidores, estavam roupas (65,99%), brinquedos (50,96%), perfumes e outros cosméticos (34,49%) e calçados (27,87%).
Valores reduzidos seguiram em 2024
Segundo o levantamento, o preço médio de investimento estipulado por 39,72% dos entrevistados este ano, ficou entre R$ 50 a R$ 99,99. Já 30,75%, optaram por itens de até R$ 49,99. Apenas 18,12% afirmaram ter gastado entre R$ 100 a R$ 199,99 no presente de Natal, e 6,18% aumentaram um pouco mais o valor da compra (entre R$ 200 a R$ 299,99).
“Como já percebemos em algumas pesquisas anteriores, o brasileiro tem o costume de presentear, mesmo que seja com um orçamento reduzido. E, isso não é ruim, pelo contrário, é a certeza de que a demanda segue ativa ano após ano, e que o varejo pode criar muitas oportunidades para atender a essas intenções de compras”, explicou Erik Santana, CEO da Vinklo.
Pesquisa de preço antecipada determinou as escolhas
Nesta amostragem, os brasileiros afirmaram que antes de fecharem uma compra, haviam feito algumas pesquisas de
preço dos produtos (91,03% dos entrevistados), e os fatores mais importantes considerados foram: preço (53,05%),
ofertas e promoções (52,96%), ter o produto específico que desejavam comprar (30,14%), preço do frete (24,13%) e
entre outros.
Foto: Lisett Kruusimäe/Pexels