O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) intensificou suas ações de fiscalização com a Operação Natal, realizada de 4 a 20 de dezembro de 2024, nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Camaçari e Feira de Santana. A operação teve como foco a inspeção de produtos típicos da época, como panetones, espumantes e frutas secas, garantindo conformidade e segurança para o consumidor baiano.
A Operação Natal fiscalizou mais de 210 tipos de produtos, abrangendo itens como panetones, espumantes, queijo cuia e frutas secas. Entre os produtos inspecionados no mercado, embalados pelos próprios estabelecimentos, foram encontradas irregularidades principalmente no aspecto quantitativo, com divergências entre o peso indicado na embalagem e o peso real dos produtos, como roscas, bolos e panetones.
Por outro lado, os produtos industrializados de grandes marcas, como panetones e espumantes, apresentaram resultados satisfatórios nos aspectos de peso e rotulagem, sendo aprovados nas análises preliminares. Para maior precisão, 47 amostras desses produtos foram coletadas para análise laboratorial, onde também apresentaram conformidade com os padrões exigidos.
Segundo o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, “essas ações são essenciais para proteger o consumidor, garantindo que os produtos adquiridos correspondam àquilo que está descrito nas embalagens e assegurando uma celebração natalina sem surpresas desagradáveis.”. A população pode contribuir com o trabalho do órgão denunciando possíveis irregularidades através da Ouvidoria do Ibametro: 0800 071 1888 ou do site do Ibametro: www.ba.gov.br/ibametro