O varejo alimentar brasileiro caminha para encerrar o ano de 2024 com um crescimento nominal de 5,4%, alcançando a marca de R$ 1,27 trilhão em faturamento. É o que aponta a Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas que usa inovações e inteligência de dados para gerar resultados no varejo e indústria de bens de consumo. O desempenho reflete a resiliência e relevância do setor, que representa 10,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em R$ 11,721 trilhões para o ano.
Composto exclusivamente por mercados, supermercados, hipermercados e atacarejos, a análise, fundamentada em uma base de dados construída por meio da coleta automática de tickets de mais de 45 mil check-outs do varejo conectados à plataforma via API, indica que a inflação foi o motor de crescimento do último trimestre de 2024.
“Nos últimos meses, vimos uma desaceleração no crescimento de volume devido ao descolamento da inflação, que se tornou o principal fator do aumento no faturamento. Esta dinâmica deverá se manter no início de 2025, considerando a continuidade do cenário inflacionário impulsionado por commodities afetadas por fatores climáticos, variações cambiais e também pelo o equilíbrio de demanda e oferta no mercado interno e externo”, avalia Thomaz Machado, CEO da Scanntech.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil