Em edição extra do Diário Oficial, neste domingo (22), o Governo do Estado da Bahia decretou luto oficial de dois dias pelas mortes ocorridas no acidente na BR-116, em Teófilo Otoni (MG). O ônibus de passageiros envolvido no acidente transportava 45 pessoas. Desses, 39 morreram, inclusive o motorista. Ainda não se sabe o número ao certo, mas muitos dos passageiros eram baianos que passariam o final de ano com as famílias.
“Com secretarias e órgãos mobilizados, o Governo da Bahia está apoiando as ações de identificação, transferência, traslado e outras providências voltadas às vítimas do acidente. Até o início da noite deste domingo (22), a informação é de que 41 pessoas morreram, a maioria carbonizados, e seis sobreviveram, incluindo três crianças. Muitas dessas vítimas são baianas, de diferentes municípios”, disse, em nota, o Governo do Estado.
Unidades do Departamento de Polícia Técnica nas cidades de Jequié, Vitória da Conquista, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus coletam materiais genéticos de familiares que podem auxiliar na identificação dos corpos. Neste domingo (22), a Empresa de Transporte Macaubense (Entram), divulgou a lista com os nomes dos 39 passageiros que morreram. As amostras biológicas dos familiares coletadas serão encaminhadas à Coordenação de Genética Forense, na sede do DPT em Salvador, para processamento, assim que as informações forem recebidas.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai auxiliar no protocolo de possíveis transferências de feridos para unidades de saúde da Bahia. Já a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH) está tomando providências para tratativas, junto ao Conselho Tutelar, nos casos de transferências de menores de idade, e em contato com equipes de serviço social dos hospitais envolvidos.
Crédito: Divulgação/Corpo de Bombeiros MG