terça, 04 de fevereiro de 2025
Euro 5.9773 Dólar 5.8271

IEL BAHIA QUER CONSOLIDAR-SE COMO REFERÊNCIA NA BAHIA EM DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS, EMPRESARIAL E DA INOVAÇÃO

João Paulo - 18/12/2024 12:55

Referência na identificação e desenvolvimento de talentos, com a oferta de soluções de excelência para programas de estágio, jovem aprendiz e intermediação de bolsistas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) comemora em 2024 o incremento dos resultados em 16% em relação a 2023 e trabalha para consolidar a marca IEL nesta área.

O IEL tem o objetivo de impactar 22 mil pessoas no próximo ano, bem como ampliar o atendimento às empresas em inovação, por meio de cursos, oficinas e consultorias para fortalecer a competitividade e impulsionar a transformação digital. Ao apoiar empresas em todas as etapas do processo de inovação, o IEL tem se posicionado como parceiro estratégico, fomentando o desenvolvimento econômico sustentável e alinhado às tendências globais.

Em 2025, o IEL Bahia dará continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores com a Deten, iniciado este ano, e realizará três programas em parceria com o Sebrae, envolvendo as empresas Tronox, Birla Carbon e Timac Agro.

No âmbito do Procompi, cinco projetos estão em andamento, com conclusão prevista para 2025: Governança no Reciclar; Desenvolvimento e fortalecimento das lideranças intermediárias nas indústrias de confecção de Salvador e Região Metropolitana; Profissionalização dos processos industriais das unidades produtivas de Malhador; Acesso a Mercados: Sabores da Bahia e o Programa de capacitação e engajamento da cadeia de fornecedores da mineração na adoção de critérios ESG.

Além destes, há cinco novos projetos em fase de avaliação, nas áreas de confecções, saneantes, mineração, papel e celulose, e, em processo de aprovação, um projeto multissetorial, com previsão de lançamento em 2025. No balanço das realizações de 2024, até o mês de outubro, o IEL Bahia impactou com suas iniciativas 19.458 jovens, alocou 16.454 estagiários e 2.634 jovens aprendizes, além de 370 bolsistas de inovação.

Na área empresarial, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) encerrou, em janeiro de 2024 mais um ciclo do programa na Bahia. Entre 2022-2024, foram 359 empresas atendidas no estado, por meio de núcleos e polos em cinco cidades: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães. Além disso, o IEL Bahia qualificou 25 empresas no estado de Sergipe. Entre as empresas baianas atendidas, 24 efetuaram vendas para outros países, e outras estão em processo de negociação para internacionalização dos produtos e serviços.

No Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), o IEL Bahia apoiou, além da Deten, as empresas Acelen, Ferbasa, Bamim, Veracel e Equinox a melhorar o ecossistema de negócios, qualificando empresas parceiras.

No interior o VIII Workshop de Carreiras, promovido pelo IEL Oeste, em agosto de 2024, atraiu 351 inscritos, dos quais 142 receberam certificados. Na 21ª edição, o Prêmio IEL de Talentos, realizado no dia 21 de agosto de 2024, teve a participação de mais de 270 convidados e homenageou empresas, estagiários e instituições de ensino.

Empresas como Bracell, Tecon, IPQ Tecnologia, IFBA, Sete Cursos e Ford estavam presentes e levaram os primeiros lugares. O IEL Bahia também levou finalistas para o Prêmio Nacional que esse ano de 2024 foi realizado em Fortaleza e empresas como a Ford trouxeram premiações para a Bahia.#

 

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.