quarta, 18 de dezembro de 2024
Euro 6.4725 Dólar 6.168

ALTA DEMANDA DA INDÚSTRIA POR PROFISSIONAIS AQUECE PROCURA POR CURSOS TÉCNICOS

João Paulo - 18/12/2024 07:40 - Atualizado 18/12/2024

A indústria brasileira deve abrir 610 mil novas vagas até 2027, é o que aponta um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em outubro deste ano. De olho nas oportunidades que serão ofertadas no próximo biênio, os cursos técnicos surgem como alternativa para quem busca uma qualificação que permita rápida inserção no mercado de trabalho. Foi pensando nisso que o estudante David Cerqueira de Oliveira buscou o SENAI e decidiu iniciar uma carreira na área de Segurança do Trabalho.

“Antes de ingressar no SENAI, minha experiência foi totalmente acadêmica, por meio de cursos rápidos, com duração de até 40 horas. Até aquele momento, eu não tinha tido contato direto com o mercado de trabalho”, explica. “Decidi procurar o SENAI em busca de um curso técnico, pela duração menor em relação à graduação. Após muitas pesquisas, escolhi o curso de Segurança do Trabalho por ser uma área nova para mim. Esse interesse despertou a vontade de entender melhor a profissão e explorar o ponto de vista de um Técnico de Segurança do Trabalho”, diz.

Com uma dinâmica focada no ensino de conceitos teóricos combinados com atividades práticas que simulam a rotina do ambiente de trabalho, David encontrou todo o suporte para se desenvolver. “Desde o início, pude perceber o compromisso da instituição em oferecer professores capacitados e um conteúdo programático que combinava teoria e prática de forma eficiente”, afirma.

“O SENAI foi um novo mundo, pois além da qualidade dos professores, a infraestrutura do campus também se destaca, com equipamentos práticos para cada curso, proporcionando uma aprendizagem mais completa e realista. Considero que o curso me preparou muito bem para o mercado de trabalho”, completa. Antes mesmo de concluir o curso, David já conquistou sua primeira oportunidade de trabalho. Ainda no segundo semestre do curso, e hoje, já formado, atua como Técnico de Segurança do Trabalho em uma clínica de saúde ocupacional, elaborando documentos e realizando visitas técnicas.

Oportunidades

Aliado na missão de preparar os profissionais que vão atender à alta demanda da indústria nos próximos anos, o SENAI Bahia está com mais de 7 mil vagas de formação técnica abertas. São 20 opções de cursos em áreas como Logística, Eletrotécnica, Administração, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Sistemas.

De acordo com a superintendente do SENAI Bahia, Patricia Evangelista, o curso técnico é uma opção tanto para quem está iniciando uma jornada profissional quanto para quem busca uma transição de carreira. A gestora aponta que os cursos ofertados pela instituição oferecem suporte completo para os estudantes, de forma alinhada às demandas das empresas.

“O curso técnico vem ganhando cada vez mais força, pois em um ano e meio a dois anos o profissional já está habilitado a ingressar no mercado de trabalho, tendo um conteúdo teórico e prático, além de vivenciar durante o curso situações reais da rotina das empresas”

Patricia Evangelista, Superintendente do SENAI Bahia “Em paralelo, procuramos desenvolver nos alunos as competências socioemocionais, capacidade de resolver desafios, trabalhar em equipe e administrar o tempo”, acrescenta.

Segundo Patricia, apesar de uma ampla gama de cursos voltados para áreas específicas de atuação, os cursos transversais têm registrado grande procura. “Nós temos quase 20 cursos técnicos sendo ofertados, mas os cursos transversais dão uma possibilidade maior de ocupação no mercado de trabalho. A exemplo de Eletrotécnica, Eletromecânica, Logística, Segurança do Trabalho, Mecatrônica e Automação, pois esses técnicos podem atuar em diversos segmentos industriais”, diz. Ela ressalta ainda a demanda pelos cursos da área de tecnologia da informação.

Inscrições

Os cursos ofertados pelo SENAI Bahia estão disponíveis em 15 cidades (Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador – Unidades: Cimatec e Dendezeiros, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista). No total, o processo seletivo 2025.1 oferece 7.024 vagas, sendo 1.060 bolsas gratuitas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, até quinta-feira (19), no site tecnicosenai.com.br ou presencialmente nas centrais de atendimento ao candidato das unidades do SENAI Bahia. Aqueles que não atenderem aos requisitos para se candidatar às bolsas podem se matricular, dentro do mesmo prazo, com desconto de 40% na primeira mensalidade. O desconto vale tanto para os cursos presenciais quanto para os semipresenciais.

Para mais informações, como os endereços das centrais de atendimento aos candidatos e o edital completo com os cursos oferecidos em cada unidade, basta acessar o site dos cursos técnicos: tecnicosenai.com.br.

 

Foto Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.