Os cerca de 500 mil beneficiários do Planserv, agora, contam com mais um serviço: o de atendimento virtual, modalidade ágil e segura que já é utilizada em diversos países pelo mundo. O serviço de telemedicina, que já estava em processo de estudos para implantação, faz parte do Plano Plurianual da Assistência. A tecnologia do sistema ficará a cargo da empresa Infinity Doctors, especializada em consultas online.
“Há muito que estamos cuidando e organizando a implantação desta tecnologia, que vem sendo tão bem utilizada e foi testada e aprovada na época da pandemia da Covid-19, quando foi necessário o distanciamento social”, afirma a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito.
Como acessar
Para ter acesso, o beneficiário clica no ícone “Telemedicina” na página inicial do site (www.planserv.ba.gov.br). Ao clicar, serão disponibilizados os links para baixar o aplicativo no celular, tanto no Google Play (Android), como no App Store (iOS).
Serão oferecidos pronto atendimento 24 horas, que é um serviço de pronto atendimento médico disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para beneficiários acima de 16 anos. Permite que sejam feitas consultas, diretamente, de casa, evitando deslocamentos desnecessários ao pronto-socorro. Exemplos de situações atendidas são febre baixa e sintomas gripais leves, dores de cabeça ou enxaqueca moderada, pequenas irritações na pele ou alergias, problemas digestivos, como dor de estômago ou náuseas leves.
Já a telessaúde atenderá por agendamento, com funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta, com atuação de equipe multidisciplinar composta por clínico geral, psiquiatria, médico da família, ginecologia, urologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia, pneumologia, otorrinolaringologia, reumatologia, pediatra, gastroenterologia, fonoaudiologia, geriatria, alergologista, fisioterapeuta e vascular. O agendamento está disponível para beneficiários a partir de três anos de idade.
Entre os inúmeros benefícios que a telemedicina oferece, destaca-se o acesso a serviços de qualidade, o que democratiza a promoção da saúde em qualquer lugar com infraestrutura básica. Outras vantagens do serviço são: diagnósticos mais ágeis, comodidade para médicos e pacientes, monitoramento à distância, segurança para dados sensíveis.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA