A Prefeitura de Salvador lançou um Laboratório de Transformação Governamental (LabSemge), uma unidade metodológica voltada para apoiar equipes técnicas de órgãos municipais na criação de ideias e de soluções criativas para questões que impactam a cidade. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira (12) por gestores da pasta, em evento no Espaço Cultural da Barroquinha.
O espaço funciona na sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizada no Dois de Julho, sendo dedicado à colaboração e à escuta ativa. “A gente criou, na prática, um escritório de desenvolvimento de ideias onde qualquer secretaria que tenha uma demanda possa mostrá-la, recebendo suporte de diversas gerências vinculadas à Semge, juntando tudo num modelo mais leve e ágil”, explicou o secretário de Gestão, Rodrigo Alves.
O LabSemge é uma iniciativa da Diretoria de Governança e Projetos (DGG) e passou por várias etapas antes de ser lançado. Membros à frente da iniciativa, inclusive, participaram de mentoria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) este ano.
“O laboratório nasce com a ideia de reforçar o braço sistêmico que a Semge já tem. Tudo o que não é setorial, mas que é sistêmico, passa por nossa secretaria, que tem como pilares gestão de pessoas, de contratações públicas, da previdência. Com o LabSemge, estaremos sempre em contato de rede colaborativa, buscando uma troca para termos informações atualizadas como repositório”, destacou o diretor-geral da DGG, Reynaldo Neto.
Além disso, oficinas criativas serão disponibilizadas como apoio aos colaboradores que quiserem submeter uma demanda. “Vamos fazer essa facilitação. Quando há pessoas diferentes no mesmo espaço, com diferentes opiniões, é possível prospectar boas soluções”, completou a chefe do laboratório, Carla Sacramento.
Fotos: André Carvalho/Semge