A primeira procissão marítima de Nossa Senhora de Guadalupe aconteceu, na quinta-feira (12), na zona turística Baía de Todos-os-Santos, sendo a mais nova atração do calendário de festas do turismo religioso baiano. Um quadro com a imagem da padroeira da América Latina, doado pelo artista plástico Vik Muniz, foi conduzido em cortejo de barcos, do Terminal Náutico de Salvador até a Ilha dos Frades, para ser instalado na capela dedicada à santa, que existe no destino. Realizado pela Fundação Baía Viva, em parceria com o restaurante Preta, o evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), envolvendo a participação de entidades sociais e ambientalistas. A festa terminou ao som do cantor Jau.
“A ideia nasceu no restaurante Preta, a partir da iniciativa de Vik Muniz de doar a foto, que faz uma releitura da iconografia original da santa. Decidimos, então, fazer a procissão marítima para instalar o quadro na capela e, ao mesmo tempo, oferecer essa nova atração no turismo religioso da Bahia, para conquistar mais visitantes”, declarou a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez.
“O evento soma-se a todos os esforços do Governo do Estado para divulgar o destino, acrescentando uma data a mais no calendário náutico da Bahia e, ao mesmo tempo, destacando a importância cultural e religiosa do lugar”, ressaltou o presidente do Instituto Rede Mar, William Freitas.
A capela em homenagem à santa é tombada como Patrimônio Histórico e fica no alto de uma colina próxima à praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, certificada com o selo internacional Bandeira Azul, conquistado por áreas litorâneas sustentáveis. “A devoção dos baianos à Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha das Américas, começou no século XVII, com a construção da capela para a santa na Ilha dos Frades. Agora, com essa iniciativa da Fundação Baía Viva, retomamos o culto e criamos um novo produto turístico”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Foto: Ascom/SeturBA