O setor de petróleo e gás é uma das bases da matriz energética brasileira e tem experimentado uma alta de produção. Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP), em agosto foram extraídos 3,34 milhões de barris de petróleo por dia, um aumento de 3,4% na comparação com o mês anterior, sendo que a produção total (petróleo + gás natural) foi de 4,35 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Esses dados reforçam a importância do setor e a relevância do Bahia Oil & Gas Energy 2025, evento que acontecerá no Centro de Convenções da Bahia entre os dias 28 e 30 de maio de 2025, com entrada gratuita.
Esta é a terceira edição do encontro, que já está consolidado nos calendários nacional e internacional do segmento, tanto que a cada ano aumenta para atender a demanda. Em 2025 serão 260 estandes em dois pavilhões, o triplo da primeira edição. Além disso, mais delegações estrangeiras devem participar. No ano passado foram duas e este ano estão sendo esperadas cinco. A expectativa é que 12 mil pessoas visitem os estandes nos três dias de feira. Na primeira edição foram 5 mil participantes e 8,4 mil no ano passado.
O evento, cujas inscrições serão abertas em janeiro de 2025, é direcionado para profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor de petróleo e gás do Norte e Nordeste do Brasil, tanto onshore (em terra) quanto offshore (no mar). A conferência vai abordar assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica e naval.
Nicolás Honorato, organizador do evento, destaca entre as novidades uma arena de financiamento. “Será um espaço para que empresas que precisam de recursos para seus projetos possam interagir facilmente com bancos e fundos de investimento”. Outra novidade é que a seção técnica e o congresso acadêmico serão abertos para fora do Brasil. “Estamos firmando parcerias com instituições estrangeiras que participam de outros congressos internacionais para que seus integrantes apresentem trabalhos acadêmicos em Salvador”, destaca o gestor.
Arenas e rodadas de negócios
A estimativa é que somente a rodada de negócios movimente cerca de R$ 400 milhões, fora os acordos comerciais paralelos. A programação inclui duas plenárias principais, uma orientada a petróleo e outra a gás e derivados. Serão várias arenas, uma delas a ESG, voltada para discussão de temas ambientais, sociais e governança. Terá ainda a Arena da Inovação, Arena Comercial, Congresso Científico, Seção Técnica e Espaço Coworking. O evento contará também com um espaço de bem-estar, voltado para reuniões de trabalho e relaxamento dos participantes, que poderão desfrutar ainda de opções de alimentação com produtos feitos na Bahia.
Serviço:
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Data: 28 a 30.05.2025
Local: Centro de Convenções de Salvador
Informações: www.bahiaoilgasenergy.com.br