O governador Jerônimo Rodrigues (PT), estabeleceu que irá reunir com os prefeitos e prefeitas para discutir um financiamento específico para que as cidades baianas tendo frotas de ônibus elétricos. Em uma coletiva de imprensa, o petista reforçou que irá dialogar com a prefeitura de salvador para verificar as possibilidades de investimentos da capital baiana para a aquisição de novos veículos
“É claro que vai baixar a tarifa, por conta do custo da energia, vai despoluir, vai descarbonizar, mas acima de tudo, [os ônibus elétricos] vão poder garantir uma cidade menos poluída. Ao falar sobre isso, eu citei Salvador e Camaçari”, disse Jerônimo.
Nesta quarta-feira (4), no decorrer do lançamento da Operação Verão, Jeronimo Rodrigues pontou que discussões sobre o tema já foram levantadas com a BYD para viabilizar a chegada de ônibus elétricos para o municípios da Bahia. Segundo o chefe do palácio de Ondina, com a renovação haverá também uma redução na tarifa do transporte devido a diminuição dos custos.
“Combinamos com a BYD que era importante a União entrar com a quantidade no PAC e o estado e o município entrarem também.[…] É fundamental que os ônibus que circulam na cidade possam ser ônibus elétricos, para ser uma boa referência”, acrescenta.
O governador do estado ressalta com a chegada da BYD na Bahia, uma das expectativas é que o estado tenha o “maior número de automóveis elétricos em circulação no Brasil”.
“Nós temos um patamar para ser alcançado, na reunião anteontem com o presidente Lula e a BYD, eu pedi ajuda para que a Bahia possa se tornar o estado com o maior número de carros elétricos rodando no Brasil. Nós não somos ainda, mas nós vamos fazer uma política para que a Bahia possa ocupar esse espaço de primeiro lugar. Naturalmente, conversamos sim sobre essa possibilidade de vermos com o prefeito [Bruno Reis], qual é a possibilidade real de investimento dele, da linha nossa linha de crédito e da União”, destaca.
Para incentivar o setor no estado da Bahia, o governador pontua que o governo tem apostado em incentivos como isenção dos Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e carros híbridos por serem produzidos no estado.
Foto: Reprodução/André Souza/bahia.ba