Descansar física e mentalmente é importante, porém passeios e viagens podem oferecer oportunidades de aprendizagem que vão além da sala de aula. “Em uma escola de excelência como a nossa, promovemos o conceito de aprendizagem contínua, incentivando nossos alunos a se tornarem pensadores e comunicadores. Ao explorar novos ambientes, culturas e experiências, as crianças têm a chance de aplicar conceitos teóricos a situações reais. Visitas a museus, monumentos históricos ou ambientes naturais, por exemplo, ampliam a compreensão de disciplinas como História, Geografia, Ciências e Artes. Além disso, as viagens estimulam habilidades fundamentais como resolver problemas, ter autonomia e adaptar-se”, explica a diretora da Gurilândia Federação, Denise Rocha.
O estímulo à aprendizagem durante as férias oferece vantagens, mas deve ser realizado de maneira equilibrada. De acordo com a neuropsicopedagoga da Gurilândia Federação, Renata Barreto, “o processo de ensino e aprendizagem deverá ser feito entre 30 e 60 minutos por dia, e o tempo restante diário deverá ser voltado para brincadeiras e relaxamento. As atividades nesse período vão estimular as habilidades cognitivas, melhorando a memória, a atenção e o raciocínio lógico”. Ainda conforme a profissional, entre os benefícios proporcionados estão a organização da rotina, o aumento da concentração e o desenvolvimento das capacidades cognitivas.
Outras dicas
Aprender novos idiomas é outra dica que pode ser produtiva e eficaz para o público infantil nas férias. “Os alunos tornam-se mais criativos para resolverem problemas e adquirem habilidades de memorização de curto e longo prazo, atenção, percepção e raciocínio”, orienta Barreto.
A colônia de férias realizada na escola também é uma oportunidade que o público infantil tem de experimentar o ambiente escolar de novas maneiras. “São vivências que incentivam a interação entre os alunos, promovendo habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos. É uma oportunidade de estimular a criatividade com atividades artísticas e culturais oferecidas em um espaço voltado para a expressão criativa, o que ajuda as crianças a explorarem suas habilidades e interesses pessoais”, afirma a diretora da Gurilândia Pituba, Bianca Begrow.
Begrow pondera ainda que com organização e supervisão, a colônia de férias favorece o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, a partir de atividades em grupo que podem ensinar as crianças a serem mais independentes e responsáveis, promovendo habilidades de planejamento e organização.
“A colônia de férias permite às crianças colocar em prática o que aprenderam e a adquirir outros conhecimentos por meio da relação com seus colegas e amigos. Tudo isso de forma lúdica, com muitas brincadeiras, levando em consideração que elas estão de férias e precisam e merecem ter acesso a muita diversão. Com experiências compartilhadas, é possível ampliar o repertório individual e adquirir novos conhecimentos”, ressalta a psicóloga da Gurilândia Pituba, Fernanda Vaz Torres.
Ademais, ambientes de lazer, especialmente com possibilidades de estar ao ar livre, ajudam a aliviar a pressão, promovendo uma aprendizagem mais leve e prazerosa, além de contribuírem para a saúde física e mental. “Programações culturais como idas a exposições, cinemas, teatros e lançamentos de livros também podem ser boas alternativas para as férias”, complementa e conclui Torres.