O projeto Elas à Frente da Pesca celebra a conclusão de mais uma etapa. Durante a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições de Salvador, 43 pescadoras e marisqueiras dos municípios de Salinas das Margaridas, Maragogipe e do Distrito de Acupe, em Santo Amaro, concluíram o curso de Gestão e Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo. A iniciativa é parte do projeto Elas à Frente da Pesca, promovido pela Secretaria das Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com a Bahia Pesca.
Neia Bastos, chefe de gabinete da SPM, representou a secretária Neusa Cadore no evento de conclusão do curso e ressaltou o impacto da iniciativa. “O empreendedorismo feminino é uma missão do Estado. Trabalhar o empoderamento de forma sistêmica, integrada à autonomia econômica e à organização da cadeia produtiva, é essencial. Este curso é mais um passo no cumprimento da nossa corresponsabilidade com as mulheres baianas e também a reafirmação do papel transformador da capacitação e do empreendedorismo na vida de tantas mulheres”, afirmou.
O curso, ministrado pelo instrutor Joaquim Suzart, integrou capacitações teóricas e dinâmicas práticas, abordando temas como planejamento, empreendedorismo por necessidade e oportunidade, gestão financeira e o uso de mídias sociais. Joaquim destacou a importância da formação. “O objetivo é mostrar a importância de empreender com mais segurança, abordando temas fundamentais de maneira simples e prática, para que as mulheres possam aplicar o aprendizado em seus negócios”.
As participantes do projeto compartilharam experiências transformadoras. Itamara Oliveira, 34 anos, marisqueira do Distrito de Acupe, no município de Santo Amaro, começou na pesca aos 13 anos e hoje, além de pescadora, é chefe de cozinha e artesã. “Com o projeto, aprendi a transformar peixes em hambúrgueres, quibes e outros produtos, aproveitando integralmente os insumos, como as vísceras para ração e as escamas para biojoias. Foi uma mudança significativa na minha vida”, relatou.
Edneide da Purificação, 47 anos, de Santo Amaro, também destacou os benefícios da capacitação. “Esse projeto está sendo muito importante para mim. Eu adquiri muitos conhecimentos, que estou levando para a minha vida. Através desse projeto, já estou adquirindo bens, já montei e estou desenvolvendo meu negócio”, comemorou.
O presidente da Bahia Pesca, Daniel Victoria, reforçou a relevância do projeto ao considerar o protagonismo das mulheres na pesca. “As mulheres são maioria na pesca e desempenham vários papéis. Este projeto valoriza suas histórias, cultura e contribuições. A cada edição, vemos mais resultados positivos e estamos comprometidos em continuar com iniciativas que promovam o empoderamento feminino”, declarou.
SPM na Fenagro – A Fenagro segue até domingo, dia 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, das 9h às 20h, com uma vasta programação. A SPM também está promovendo a Feira do Empreendedorismo Feminino, com 20 empreendimentos liderados por mulheres, com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. Estão sendo expostos diversos produtos e serviços, como artesanato, costura criativa, cosméticos naturais, biojoias, design de sobrancelhas e arte sacra, além de trabalhos manuais como bordados, crochês e bonecas decorativas.
A SPM conta, ainda, com um estande institucional onde são prestadas informações sobre as linhas de atuação da Secretaria, tanto para a promoção da inclusão socioprodutiva e autonomia das mulheres quanto para a prevenção e enfretamento à violência de gênero. Nesse sentido, material informativo está sendo entregue aos visitantes e isso inclui ventarola e adesivos da Campanha Oxe, me respeite! contra o abuso e à importunação sexual.
Fotos: Ane Novo / ASCOM SPM.