Maior evento sobre gestão pública inclusiva e democrática na América Latina, o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) está dando destaque a cases do governo baiano das áreas de inovação e transformação digital. Nesta quinta (28), às 10h45, o secretário da administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes, participa de uma mesa redonda da programação do evento internacional que está sendo realizado na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF).
Na mesa redonda “Tecnologia para um governo eficiente e focado no cidadão”, o secretário Edelvino Góes irá dividir espaço com os professores da Universidad de Buenos Aires, Alejandro Estévez (coordenador da mesa) e Marcela Herminia Cifarelli, além do pesquisador da Rede Acadêmica de Governo Aberto (RAGA), Thiago José Tavares Ávila. O gestor baiano irá apresentar à plateia os desafios e resultados da implantação no Estado do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software de tramitação eletrônica que visa eliminar o papel em administrações públicas.
Referência nacional na implantação do sistema, o Poder Executivo Estadual conseguiu eliminar, em sete anos de adoção da ferramenta, o consumo de um bilhão de folhas de papel, contribuindo para a preservação de 115 mil árvores adultas. A estimativa é que a máquina estadual tenha economizado diretamente mais de R$ 230 milhões, ao reduzir não só as despesas com folhas de papel, mas também grampos, capas de processos, impressão e transporte de material.
Ainda no dia 28, a agenda do CLAD vai abrir espaço para outro case de sucesso do governo baiano. Às 17h30, o diretor de Transformação Digital da Secretaria da Administração do Estado, Igor Takenami marca presença numa mesa redonda sobre o modo como os Estados brasileiros estão promovendo a transformação digital em seus municípios.
A proposta é mostrar os avanços do projeto de municipalização da transformação digital que a Saeb começou a implantar este ano em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb).
Foto: Divulgação/Saeb