terça, 26 de novembro de 2024
Euro 6.1275 Dólar 5.8278

5 CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO DE UMA PLÁSTICA FACIAL

João Paulo - 26/11/2024 11:20

O otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia e cirurgia plástica facial, Gabriel Bijos, afirma que é fundamental seguir as orientações médicas, evitar exposição solar, reduzir atividades físicas e manter uma alimentação saudável para ajudar no processo de cicatrização

As cirurgias plásticas faciais são procedimentos que visam corrigir e aprimorar características específicas do rosto, de acordo com as necessidades e desejos do paciente. Esses procedimentos podem ter tanto objetivos estéticos quanto funcionais, proporcionando uma melhora na autoestima e, em muitos casos, na qualidade de vida.

De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia e cirurgia plástica facial, Gabriel Bijos, o pós-operatório de uma plástica facial requer cuidados específicos para garantir uma recuperação adequada e resultados satisfatórios. “É fundamental seguir as orientações médicas, como evitar exposição solar, reduzir atividades físicas intensas e manter uma alimentação saudável para ajudar no processo de cicatrização e evitar inchaços e hematomas”, afirma o especialista.

Confira abaixo 5 cuidados no pós-operatório de uma plástica facial:

  1. Repouso adequado

O repouso é essencial para que o corpo se recupere de forma eficiente. Evite movimentos bruscos e mantenha a cabeça elevada ao dormir, para reduzir o inchaço e o risco de sangramentos.

  1. Proteja-se do sol

A exposição solar pode comprometer a qualidade das cicatrizes, aumentar o inchaço e causar manchas na pele em recuperação. Para minimizar esses riscos, é essencial adotar uma rotina de proteção que inclua o uso diário de filtro solar, chapéus de aba larga, óculos de sol e lenços. Esses cuidados devem ser mantidos com atenção especial durante os primeiros meses após a cirurgia.

  1. Evite atividades físicas intensas

A realização de atividades físicas intensas nas primeiras semanas após a cirurgia pode elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, aumentando o risco de inchaços e sangramentos, o que pode gerar hematomas que atrasam a cicatrização. Também, recomenda-se evitar movimentos faciais amplos ou exagerados, que podem interferir no fechamento adequado dos tecidos e comprometer o processo de recuperação.

  1. Mantenha uma alimentação saudável e hidrate-se adequadamente

O consumo de alimentos naturais ricos em nutrientes é fundamental para favorecer a cicatrização, especialmente proteínas, vitaminas e minerais. Evite alimentos processados e com alto teor de sódio, que podem aumentar a retenção de líquidos e prejudicar a recuperação. Além disso, beber água regularmente ajuda a reduzir o inchaço e promover uma recuperação mais rápida, contribuindo para a saúde da pele e dos tecidos.

  1. Siga as orientações médicas

Compareça a todas as consultas de acompanhamento e comunique qualquer desconforto ou sintoma inesperado ao seu médico para garantir uma recuperação segura e satisfatória.

 

Gabriel Bijos

Formado e especializado pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Bijos é otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da International Federation of Face Plastic Surgery Societies. Atende em consultório no CEO Salvador Shopping (Torre Londres, sala 2812) para otorrinolaringologia e cirurgia da face e realiza os procedimentos cirúrgicos no Itaigara Memorial Hospital Dia. Mais informações através do https://www.drgabrielbijos.com.br/.

Crédito da foto: Freepik

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.