segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0901 Dólar 5.8319

SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO VISITA TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE

Matheus Souza - 25/11/2024 19:26

Em visita ao Terminal Portuário Cotegipe, localizado na Baía de Aratu, nesta segunda-feira (25), o secretário estadual do Planejamento, Cláudio Peixoto, percorreu as instalações do equipamento, como os silos e armazéns existentes para estocagem de grãos, além de conhecer o projeto em curso para ampliar a capacidade de atracação das embarcações. Acompanhado pelo assessor especial da Seplan, Antônio Alberto Valença, e o diretor de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, Edgar Porto, o secretário foi recebido pelo vice-presidente da Porto Participações, Sérgio Faria, e o diretor de Operações do Porto Cotegipe, Jorge Humberto Pessôa.

Pelo Porto de Cotegipe é escoada grande parte da produção de soja do Oeste baiano. Em 2023, quando o terminal atingiu seu recorde de operação, foram movimentadas 6 milhões de toneladas de granéis sólidos vegetais. Em breve, a expectativa é que esse número possa aumentar, já que está em andamento a ampliação dos berços de atracação, estrutura disponível para estacionamento dos navios cargueiros, que irá superar a marca de 800 metros de extensão.

A impressão positiva gerada pela visita foi destacada pelo assessor especial da Seplan, Antônio Alberto Valença, em função do investimento realizado na infraestrutura do terminal e da tecnologia incorporada para a operação de cargas, com o objetivo de aumentar a sua competitividade. Para Valença, a questão central é entender e propor alternativas na logística de transporte ao excedente da soja produzida na Bahia, que acaba sendo escoada por outros portos, a exemplo de Itaqui no Maranhão.

O secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, valorizou a parceria do Governo da Bahia com o setor produtivo e a atenção dada pelo governador Jerônimo Rodrigues ao tema da infraestrutura e da logística de transporte. “Os estudos desenvolvidos pelo Governo do Estado, que envolve diversas secretarias e órgãos, tem como objetivo dinamizar a economia baiana, a partir de uma visão articulada que conecta as rodovias, ferrovias, hidrovias e portos”, explica Peixoto.

 

Foto: Divulgação/Seplan

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.