Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirmou nesta terça-feira (19) que há uma “boa tendência” de que a bandeira verde seja acionada em dezembro, devido às melhores condições hidrológicas e à queda no preço da energia. Com isso, as tarifas de eletricidade devem ficar mais baratas.
Em outubro, a agência havia acionado a bandeira vermelha em razão do risco hidrológico e do aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que reflete o custo da energia gerada em um período específico, o que resultou em contas de luz mais caras.
Contudo, ambos os indicadores apresentaram melhora, o que permitiu a mudança para a bandeira amarela em novembro e abre a possibilidade de uma nova alteração em dezembro.
“Temos alguns sinais, uma maior elevação de chuva, o PLD reduziu o preço. Então, esses indicativos, nos dão uma boa tendência. O resto é torcida. Eu estou torcendo para que a bandeira seja verde e que ela fique verde durante muito tempo”, disse Feitosa, segundo o “InfoMoney”.
“Tem que esperar chegar o fim de novembro (para a definição)”, frisou o diretor da Aneel, que conversou com jornalistas na sede da Agência.
Foto: divulgação