domingo, 05 de janeiro de 2025
Euro 6.3869 Dólar 6.2012

REFINO DE PETRÓLEO PUXA ALTA NA INDÚSTRIA DA BAHIA

João Paulo - 07/11/2024 11:40

A alta na produção industrial da Bahia frente a setembro/23 (7,6%) ocorreu por conta dos crescimentos, tanto da indústria de transformação (7,9%), que registrou resultado positivo pelo quinto mês seguido, quanto da indústria extrativa (2,5%), que voltou a ter alta após quatro meses de retração. Das 10 atividades da indústria da transformação investigadas separadamente na Bahia, 8 registraram resultados positivos. A fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (11,6%), apesar de ter tido o quarto crescimento, foi, novamente, a que mais contribuiu para o resultado positivo da indústria baiana em geral.

A atividade, que cresceu pelo segundo mês seguido, tem o maior peso na estrutura da indústria do estado, respondendo por quase 1/3 do valor industrial gerado da Bahia. No acumulado nos nove meses de 2024, apresenta resultado positivo (5,2%). A segunda principal influência positiva no mês veio da fabricação de produtos químicos (15,5%), que registrou o terceiro maior aumento entre as 10 atividades pesquisadas no estado. O segmento cresceu pelo quarto mês consecutivo. A fabricação de produtos de borracha e de material plástico (17,2%) registrou a maior taxa de crescimento em setembro, porém tem um peso menor na composição da indústria baiana.

Por outro lado, entre as duas atividades em queda, a preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados (-11,4%) foi a que mais segurou o crescimento da indústria baiana no mês, registrando também a maior retração. O segmento cai seguidamente há cinco meses. A fabricação de produtos alimentícios (-1,8%) também recuou em setembro, tendo tido, no mês, a quarta retração consecutiva.

Reprodução/ Agência Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.