O artigo que mostra o esforço da Embasa para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa, com a implantação do serviço de esgotamento sanitário em áreas de ocupação informal em Salvador, utilizando o sistema condominial de esgoto, aparece como referência e de maior relevância no assunto na Enciclopédia para a Saúde Pública Mundial (Research Encyclopedia of Global Public Health), da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
O assessor da Diretoria de Operações da Região Metropolitana, Júlio Mota, um dos autores do artigo, explica que, na modalidade condominial, os materiais utilizados são os mesmos, mas, as soluções técnicas são simplificadas, como a profundidade de assentamento das tubulações. “Além disso, o sistema condominial permite que as tubulações da rede coletora sejam implantadas mesmo em locais onde não existe arruamento, o que inviabilizaria a adoção da técnica convencional”, explica Júlio.
“A experiência da Embasa em esgotamento sanitário de áreas de baixa renda serve de exemplo para ser replicada em outros países da América Latina, África e Ásia, que já visitaram a empresa para conhecer o modelo. Isso credencia a Embasa como centro de treinamento mundial desta tecnologia, que ajudará a sanear extensas áreas do mundo em desenvolvimento”, ressalta Júlio. Da década de 1990 até hoje, a Embasa ampliou a cobertura domiciliar dos serviços de coleta e tratamento de 26% para cerca de 90%, um dos maiores índices de cobertura de esgotamento dentre as capitais do país.
Fotos: Divulgação Embasa