Nesta segunda-feira (04/11), o Sistema Comércio BA realizou o primeiro evento ligado à 11ª edição da campanha Natal Solidário: o Leilão Solidário, no Restaurante Escola Senac Casa do Comércio. Os convidados tiveram a oportunidade de arrematar peças artesanais exclusivas, doadas pelo CFA – Centro de Formação Artesanal do Sesc e pela madrinha da campanha, Cassia Fernandes. Todas foram assinadas pelos artesãos ligados ao Sesc e ao CFA – Centro de Formação Artesanal do Sesc, entre esculturas feitas com material reciclado, colar de mesa, quadros, toalhas em richilieu, entre outras peças.
O montante arrecadado ultrapassou R$ 10 mil reais, a serem revertidos em doações para as entidades assistenciais baianas beneficiadas anualmente pela campanha Natal Solidário. Somado a isso, o público contou com a opção de realizar doações em dinheiro via PIX. Os convidados do 1º Leilão Solidário ainda degustaram um café da manhã nordestino elaborado pelo equipe do Senac.
“É tempo de esperançar! O tema da campanha deste ano não poderia ser mais que apropriado” ressaltou o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes. O mote foi inspirado no “verbo” criado por um dos maiores pensadores da educação no Brasil e no mundo, Paulo Freire. Ao lado da madrinha da campanha, Cassia Fernandes, e da idealizadora do projeto, a 3ª vice-presidente Juranildes Araújo, o presidente conclamou a todos a participarem dessa corrente do bem em prol dos mais necessitados.
O projeto social do Sistema Comércio BA conta, mais uma vez, com a parceria da ONG baiana Liga do Bem, liderada por Nélio Chagas e Loyola Neto, além de toda uma rede de doadores, com destaque para os sindicatos empresariais filiados à Fecomércio BA, colaboradores do Sistema na capital e interior, empresas, shopping centers, instituições coirmãs e toda a sociedade.
O Natal Solidário beneficia cerca de 200 entidades assistenciais do Estado, que atendem a idosos e crianças, contando com o apoio do programa Sesc Mesa Brasil, responsável pela logística de entrega das doações. Para esta edição estão previstas várias ações em torno dos colaboradores da instituição, a exemplo da 2ª edição do Bazar Solidário, na Casa do Comércio. Nesta ação os colaboradores podem doar peças e as adquirir. Toda a renda arrecadada é revertida em doações, entre alimentos estocáveis e materiais de higiene e limpeza.
Os donativos recebidos pelo Natal Solidário incluem alimentos estocáveis, materiais de limpeza e higiene, e brinquedos. Há ainda a opção de realizar doações em dinheiro via PIX, que é revertido em mais donativos. Os pontos de coleta de doações incluem as unidades do Sesc e Senac na capital e interior, e a sede administrativa, a Casa do Comércio, em Salvador. Toda a sociedade pode participar!