Salvador será o palco principal no Brasil para a inovação na saúde com a realização do Seminário “Infra na Saúde: O que buscamos”. O evento acontece no Mundo Plaza Business Center, das 7h30 às 17h20, e reunirá diretores, gestores e profissionais para discutir os desafios que impactam a infraestrutura do setor. Organizado pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), o encontro terá palestras de especialistas nas áreas de engenharia, tecnologia, governança e sustentabilidade, contribuindo para um setor de saúde cada vez mais seguro, inovador e sustentável.
Além das palestras individuais, a programação do seminário contará com três painéis de discussão com moderadores e especialistas para aprofundar os temas, além de momentos de networking, permitindo que os participantes possam trocar experiências. De acordo com o presidente da AHSEB, Mauro Adan, o evento apresentará uma visão diferente sobre a infraestrutura e tudo o que está em volta dela, como tecnologia, transformação digital, métodos e processos para melhorar a performance da assistência.
“As instituições de saúde estão se reinventando e, para se reinventar, é necessário inovar. A AHSEB continua promovendo a inovação na área de infraestrutura como um ponto fundamental para o desenvolvimento das instituições e, principalmente, para a qualidade da assistência, com o paciente como valor central”, afirma Mauro.
A superintendente da Ahseb, Maisa Domenech, destaca que pensar em saúde significa ampliar a visão sobre infraestrutura para além das nossas instituições que atuam no segmento. “É preciso que nos preocupemos com a nossa infraestrutura maior: o planeta em que vivemos, já que os dados mais recentes demonstram que estamos fora de prumo. Como nunca visto antes, temos observado problemas ambientais críticos, de pandemias a mudanças climáticas, seja com a multiplicação e intensificação de ondas de calor, seja com secas e enchentes devastadoras”.
Desafios de um novo tempo – Para discutir a relação entre a saúde das pessoas e do planeta, o primeiro painel do evento traz a palestra “One Health: Uma Abordagem Transdisciplinar e Integrada sobre a Saúde de Pessoas e Ecossistemas”, com a fundadora da Sail for Health, Marina Domenech. “Estudos mostram que cerca de 60% das doenças infectocontagiosas são intensificadas por eventos climáticos extremos. Isso pode ser observado desde uma maior incidência de problemas respiratórios, causada por queimadas e tempo seco, até epidemias de doenças infectocontagiosas, como dengue, febre amarela e leptospirose, agravadas por enchentes e inundações”, comenta.
Ainda no mesmo painel, o professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (IG/UnB) Gustavo Baptista abordará o tema “Mudanças Climáticas e Saúde do Planeta: Ainda Dá Tempo?”. O palestrante acredita que a relação do ser humano com a natureza variou ao longo de nossa história e nos tornamos a espécie que gera mais demanda por recursos naturais e, consequentemente, viramos a nossa maior ameaça.
Para mais informações sobre a programação completa e como participar, acesse: https://ahsebeventos.com.br.