No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, neste domingo (3), 4.999 candidatos foram eliminados da prova. A informação faz parte do balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a pasta, a taxa de ausentes foi de 26,6% – a menor dos últimos três anos.
Os motivos que fizeram os candidatos serem eliminados foram: deixar o local de prova portando o caderno de questões antes do horário determinado, portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar materiais impressos e não atender orientações de fiscais. Foram registradas 689 ocorrências e problemas logísticos, tais como emergências médicas, quedas de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. O Enem foi aplicado em 1.753 cidades brasileiras, que tiveram 10.776 locais de prova.
Durante a apresentação do balanço, Camilo Santana, ministro da Educação, celebrou o aumento do número de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública que se inscreveram na prova. Na Bahia e em outros 13 estados, o percentual atingiu 100%.
“Tivemos vários estados em que o percentual quase dobrou. Consideramos um salto importante porque esses alunos tiveram a inscrição gratuita e têm a garantia da porta de entrada ao ensino superior público”, disse. Através do programa Pé-de-Meia, o Governo Federal vai dar incentivo de R$ 200 aos concluintes do Ensino Médio que fizerem a prova. No ano passado, 52,8% desses estudantes se inscreveram para fazer o exame na Bahia.
Reaplicação
Candidatos que tiverem problemas logísticos, como a falta de energia, questões de desastres naturais, ou em casos de doenças infectocontagiosas, desde que comprovem com laudo médico, podem solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito na Página do Participante, entre os dias 11 e 15 de novembro. O Enem será reaplicado nos dias 10 e 11 de dezembro deste ano.
Crédito: Imagem de WOKANDAPIX por Pixabay