Nesta quinta-feira (31) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com os governadores em Brasília para enfrentar um dos maiores problemas do país a falta de segurança nas cidades brasileiras.
O tema estava presente nos debates das campanhas municipais e será destaque nas ruas do Rio de Janeiro durante a reunião do G20 em novembro.
Para os governadores, lula vai dizer que a tragédia da insegurança no país exige unificar o combate ao crime organizado. Que na pratica, significa uma nova divisão de poder entre União, estados e municípios nesse tema.
Nesse encontro, a equipe do presidente lula quer ainda demonstrar que as eleições municipais mostraram como o crime organizado está se profissionalizando e ocupando cada vez mais territórios nas cidades brasileiras.
Já em algumas cidades, o crime organizado decidiu o candidato que poderia entra no seu território para fazer campanha, o que pode tornar esses políticos “autorizados”, praticamente representantes de criminosos no legislativo municipal.
No decorrer da reunião, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, vai pedir apoio a PEC da Segurança Pública. O texto dá status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, criando em 2018, porém previsto em uma lei ordinária.
Foto: Reprodução