No último sábado (26), a Unimed Fortaleza protagonizou uma ação inédita de conscientização sobre o câncer de mama nos gramados. Patrocinadora oficial do Fortaleza Esporte Clube e do Ceará Sporting Club, os jogadores do Fortaleza e o goleiro do Ceará entraram em campo com uniformes customizados, sem os escudos dos times, chamando atenção para a luta e superação de pessoas que passaram por mastectomia.
A ação fez parte da campanha Outubro Rosa, aproveitando um dos símbolos mais marcantes do futebol: o escudo no peito das camisas. Inspirada na vivência de quem enfrentou a mastectomia, a ação convidou o público a refletir sobre a importância do diagnóstico precoce e da atenção constante à saúde.
No confronto entre Fortaleza e Palmeiras, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, os jogadores do Fortaleza entraram em campo vestindo camisas sem o escudo tradicional, que foi substituído por uma costura simbólica, remetendo à cicatriz de uma cirurgia e ressaltando a importância do autoexame e da mamografia regular. Já na partida do Ceará contra o Paysandu, no Castelão, o goleiro apareceu usando uma camisa rosa com a mesma intervenção.
Os jogadores de ambas as equipes entraram em campo com uma faixa com a seguinte mensagem: “Previna-se. Realize o autoexame e faça mamografia regularmente”, alertando torcedores e espectadores sobre o autocuidado e a prevenção.
“A iniciativa da Unimed Fortaleza no último sábado simbolizou união e força na superação do câncer de mama, abraçando a causa das mulheres que enfrentaram a mastectomia. A ausência dos escudos tradicionais foi uma mensagem poderosa para sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do apoio emocional. Ver os dois principais clubes rivais unidos por essa causa reforça a empatia e a solidariedade, mostrando que, quando o assunto é saúde, todos jogam juntos. É um convite para que a sociedade se engaje na prevenção e no apoio ao tratamento do câncer de mama. Afinal, cuidar das pessoas é a nossa missão.”, afirma Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza.
Realizada pela Unimed Fortaleza em parceria com a Casa Vida, a campanha mobilizou atletas, clubes e enfatizou a importância das instituições na promoção do bem-estar e da saúde das mulheres. A campanha foi desenvolvida pela Acesso Comunicação.
Saiba mais
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, criada na década de 1990 para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Durante o mês, ações educativas, exames gratuitos e eventos destacam a necessidade do autoexame e da mamografia regular. A cor rosa, símbolo da campanha, ilumina monumentos e espaços para chamar a atenção à causa. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, possibilitando tratamentos menos agressivos e mais eficazes.
Mais sobre a Unimed Fortaleza
Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e cerca de 4 mil médicos cooperados.
A cooperativa possui uma ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Oncologia Pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno.
A rede própria conta, também, com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral e programas como a Medicina Preventiva, sendo a primeira rede de saúde no Brasil acreditada internacionalmente pelo programa Qmentum International.