O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, destacou a importância das eleições municipais na Bahia em 2024 para o crescimento da legenda em relação aos últimos pleitos de 20216 e 2020. Neste ano, o partido aumentou seu número de votos para 1.237.045, elegendo mais prefeitos e prefeitas, 65 vices e 422 vereadores. “A gente tinha 32 prefeituras em 2020 e este ano começamos a resgatar o tamanho do nosso partido, elegendo 50 prefeitos e prefeitas. É um momento de recuperação, de retomada do PT na Bahia e no Brasil nas eleições municipais”, afirmou Éden, em entrevista à Rádio A Tarde FM, nesta terça-feira (29).
“O PT da Bahia é o maior PT do Brasil, estou muito orgulhoso de fazer parte desta Direção e estar sob a direção do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente recuperando o tamanho do PT nos municípios. Porque no estado e na eleição nacional, graças a Deus, a Bahia é muito generosa”, disse Éden, relembrando as últimas cinco vitórias do PT no estado e as grandes votações para Lula, Fernando Haddad e Dilma Rousseff à presidência do Brasil”, afirmou Éden.
O dirigente partidário garantiu que a legenda continuará junto às associações de base, cooperativas, aos sindicatos e aos movimentos sociais na luta por direitos e contra todas as formas de opressão, de repressão, de discriminação e de preconceito. “O PT segue na luta pelo aprofundamento da democracia, é um um partido muito vivo, com uma vitalidade muito grande, com uma presença enorme de mulheres. O PT é o único partido organizado com quatrocentos e quatro municípios na Bahia. Então, nós temos muito orgulho e vamos manter nós, do PT junto à nossa Federação, com o PCdoB e PV, muita sintonia e muita relação com os movimentos sociais. Vamos acumular para na próxima eleição, em 2026, reeleger, com fé em Deus e na nossa militância, Lula presidente e Jerônimo Rodrigues.
Ainda na entrevista, Éden falou sobre os esforços do PT Bahia para o rejuvenescimento dos nomes e destacou a revitalização de deputados e deputadas estaduais e federais para 2026, com novos e qualificados quadros concorrendo ao pleito. “Na Bahia, especialmente, temos feito um processo importante de renovação. A eleição de Rui Costa foi uma renovação, a minha chegada à presidência do PT, também, e a eleição de Jerônimo, e não Wagner como candidato, também foi um processo de renovação importante, como alguém absolutamente novo”, disse Éden, ao informar que a renovação também integrará o projeto programático do partido. O objetivo, destacou, é estar em consonância com as novas gerações, os novos paradigmas, uma outra realidade social do mercado de trabalho e os novos anseios da classe trabalhadora no país.
Foto: Divulgação