segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1087 Dólar 5.8319

ELEIÇÃO DA OAB-BA: CANDIDATA ANA PATRÍCIA PROMETE GESTÃO TRANSPARENTE

João Paulo - 29/10/2024 07:20

A eleição para presidência da gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Bahia (OAB-BA), está a todo vapor e a candidata Ana Patrícia, membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), e da ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica), promete, se eleita, uma gestão pautada na transparência.

Ana é mestranda em “Família na Sociedade Contemporânea” pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), além de sócia num escritório que se tornou referência em Direito de Família para o estado da Bahia. “Não iria fugir da responsabilidade de recolocar a OAB no centro do debate público, principalmente pelo fato de que a violência na Bahia é também uma questão racial”, declara ela, em entrevista ao Jornal Correio.

A OAB é uma instituição que representa os advogados como classe profissional, fiscaliza e orienta o exercício da advocacia e coíbe práticas que infrinjam o Código de Ética. Foi criada em 18 de novembro de 1930, por meio do Decreto n.º 19.408, assinado por Getúlio Vargas. No dia 11 de abril de 1932, foi eleita a primeira diretoria provisória da seccional baiana, tendo João Marques dos Reis como presidente.

Agora, 92 anos depois, os mais de 61 mil associados vão escolher, no dia 19 de novembro, a nova diretoria seccional, conselheiros seccionais e federais pela Bahia, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e diretorias de todas as subseções do estado. No comando da chapa “Muda OAB”, com 52 membros, Ana Patrícia concorre pela segunda vez à presidência do órgão – ela disputou em 2021.  A advogada conversou com o CORREIO e falou de suas prioridades, caso seja eleita para o próximo triênio, como piso salarial, luta pela titularização e obrigação de juízes nas comarcas, além da transparência de recursos: “Reverter a triste posição que a advocacia baiana ocupa no ranking nacional de ser a mais pobre do Brasil”.  Confira a entrevista completa com Ana Patrícia.

Crédito: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.