A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) participará do 6º Congresso BIM CREA-SC, que ocorrerá em Florianópolis nos dias 29 e 30 de outubro, com foco na metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) para projetos construtivos.
A equipe que representará a empresa será composta pela coordenadora do Bim na Conder, Fernanda Brandão, a analista de Contratos, Nara Borborema e o analista de Engenharia, Douglas Malheiro, que compartilharão a experiência da implementação do BIM na organização. O tema central deste ano é “o ciclo de vida do empreendimento”.
Para Nara Borborema, a participação no evento é uma oportunidade valiosa. “Levar o case da Conder, que já está recebendo e analisando projetos em BIM, é muito positivo. O setor público de Florianópolis também está engajado nessa metodologia, e a experiência deles pode nos ajudar. Essa troca de conhecimentos será enriquecedora”, destaca.
A Conder, em parceria com o Senai-Cimatec, implementou o BIM de forma pioneira no setor de obras públicas da Bahia. A metodologia centraliza informações e conecta todas as fases do projeto em um modelo 3D, permitindo que uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos, engenheiros civis e elétricos, orçamentistas, entre outros profissionais, colabore de maneira simultânea e eficiente.
Fernanda Brandão, coordenadora do BIM na Conder, explica que a primeira etapa da implementação envolveu a capacitação dos funcionários. “Após a formação teórica, iniciamos a parte prática, desenvolvendo nosso primeiro projeto piloto: a modelagem de uma escola de tempo integral. Atualmente, estamos no processo de fiscalização de projetos em BIM e avançando na parte orçamentária, buscando as melhores práticas”, afirma.
Além disso, Fernanda destaca a inclusão da metodologia nos documentos e normativos da empresa, como o Regulamento Interno de Licitações e o Manual de Gestão de Contratos de obras, além da criação do Plano de Execução BIM. Ela antecipa que em breve será divulgada uma licitação para escolas em que a Conder solicitará projetos preferencialmente em BIM.
Prêmio BIM 2024 – categoria Conselho dos Arquitetos e Urbanistas (CAU)
A Conder está concorrendo ao Prêmio BIM em projetos 2024 – Categoria arquitetura. O projeto elaborado para a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto, no bairro de Paripe, em Salvador, foi selecionado. A autoria é do escritório FPE Projetos e Consultoria em conjunto com a PêJota Construções. O prêmio será entregue aos vencedores no dia 30 e você pode saber mais sobre o projeto e contribuir com seu like no vídeo disponível no Youtube: https://youtu.be/fvgQ2vWra0c