“Quando oiei’ a terra ardendo, Qual fogueira de São João”, ao som dos versos da canção Asa Branca com os jovens do coral do Instituto Água Viva, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Imaculada Conceição, localizada no município de Cafarnaum, foi inaugurada, nesta sexta-feira (25) pelo governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação, Rowenna Brito. Com investimento total de mais de R$ 30,5 milhões, a unidade passou por intervenção realizada pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A inauguração também incluiu a entrega de um ônibus escolar para a comunidade rural.
“Hoje é um dia de grande avanço para Cafarnaum e essa entrega simboliza o nosso compromisso em construir um futuro melhor para nossa juventude. Ver essa estrutura tão bem equipada com laboratórios, teatro, áreas esportivas e muito mais, mostra que estamos investindo no direito de nossos estudantes a um ensino de qualidade, em tempo integral. Além disso, reforçamos a segurança, com a inauguração da nova sede do Pelotão da Polícia Militar, e a saúde, com a entrega de uma ambulância e pavimentação que facilita o acesso entre Cafarnaum e regiões vizinhas. E seguimos levando infraestrutura e água potável a quem mais precisa. Com ações como essas, estamos preparando Cafarnaum para um novo ciclo de desenvolvimento, qualidade de vida e oportunidades”, ressalta o governador Jerônimo Rodrigues.
“É muito emocionante ver a nossa cidade ganhar uma nova sede tão bem estruturada. Ter laboratórios modernos, um teatro e até uma piscina semiolímpica vai abrir muitas portas para todos nós. Agora vamos poder estudar em um ambiente muito mais completo que vai melhorar bastante a nossa rotina e a qualidade do ensino” – comentou a estudante, entusiasmada com as novas oportunidades que surgirão com a inauguração, Letícia Freire.
A nova sede educacional, com uma estrutura moderna e completa dispõe de 17 salas de aula, além de um teatro com capacidade para 200 pessoas, um restaurante estudantil com 200 lugares, uma biblioteca e quatro laboratórios dedicados às áreas de biologia/química, física/matemática, informática e linguagens. Os 765 estudantes também contarão com duas salas multifuncionais, um setor administrativo, um campo de futebol society com pista de atletismo, uma piscina semiolímpica com vestiários, a reforma do ginásio existente, uma subestação de energia e uma guarita.
“Estamos entregando uma escola de alto padrão, como temos feito em toda a Bahia, incluindo assentamentos, distritos, comunidades e sedes de municípios. Esta é uma escola especial, muito especial, voltada para educação integral e em tempo integral, com uma estrutura que inclui tudo o que acreditamos ser necessário para garantir o direito de aprender dos estudantes”, assegurou a secretária de educação, Rowenna Brito.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA