“O Papel da Defesa Civil na Educação, Proteção e Capacitação da População para um Futuro Resiliente” será o tema da Semana Nacional de Redução de Desastres 2024, promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no auditório do órgão. A iniciativa busca aumentar a percepção do risco por parte das comunidades mais vulneráveis, principalmente em desastres naturais, capacitando a sociedade para a ação e prevenção.
Com temática relacionada à meta 4 – Educação de Qualidade -, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o evento debaterá, entre outros temas, as diversas atividades educativas da Defesa Civil para promover a percepção e prevenção de riscos nas comunidades como a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), Mobiliza Defesa Civil e Simulados de Evacuação de Área.
“Nosso objetivo é ampliar a percepção de risco da população e despertar para a importância de condutas voltadas à autoproteção, principalmente nas comunidades localizadas em áreas de encostas com ocupações irregulares”, destaca o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.
Ainda segundo ele, “as atividades educativas desenvolvidas pela Codesal visam fortalecer a resiliência climática nas comunidades de modo que possam se adaptar, recuperar e transformar-se diante do fenômeno do aquecimento global. Essas ações têm como foco o principal objetivo de nossa missão que é o de preservar vidas”.
No âmbito de Salvador ter sido certificada pela ONU como Hub de Resiliência, a Codesal tem promovido, em acréscimo, a capacitação de cidades da Bahia e do Brasil que visam reestruturar suas Defesas Civis, partilhando conhecimentos adquiridos desde a reformulação do órgão, em 2016, por ACM Neto e implementada pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita Ana Paula Matos.
Uma cidade resiliente é uma cidade que reduz a severidade e a frequência dos eventos de desastres ao reduzir seus riscos. O planejamento de resiliência de Salvador, desenvolvido pela gestão municipal, tem como objetivo tornar a cidade melhor para todos os cidadãos, principalmente os mais vulneráveis.
Foto: Divulgação