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32% DOS CONSUMIDORES SOFRERAM ALGUMA TENTATIVA DE GOLPE EM COMPRAS NA INTERNET

João Paulo - 21/10/2024 08:00

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que 32% dos consumidores já sofreram tentativas de golpes, como clonagem de cartões e sites falsos Segundo Daniel Sakamoto, gerente executivo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), há uma série de medidas simples que os consumidores podem adotar para se proteger contra fraudes, e ele alerta que verificar a reputação da loja e buscar feedback de outros consumidores é o primeiro passo para garantir uma compra segura. “Muitas vezes, golpistas criam sites com ofertas de produtos muito abaixo do preço de mercado. Nesses casos, é fundamental pesquisar a idoneidade da loja em plataformas como o Reclame Aqui, ou em redes sociais”, disse em entrevista ao Jornal A Tarde.

O economista e consultor financeiro Danilo Oliveira acrescenta que o impacto financeiro das fraudes pode ser devastador, especialmente para consumidores que realizam compras frequentes pela internet. “Quando as pessoas caem em golpes, além do prejuízo imediato, enfrentam dificuldades para recuperar o valor pago. Muitas vezes, as vítimas deixam de buscar ressarcimento por acreditarem que o processo será demorado e complicado”, comenta.

Para evitar problemas, Oliveira recomenda uso de cartões de crédito em vez de boletos ou transferências diretas, já que os cartões oferecem mais proteção contra fraudes e permitem a contestação de cobranças indevidas. Segundo o advogado especialista em direito do consumidor Janderson Teles, os golpes mais comuns envolvem ofertas de produtos que nunca chegam, falsas consultorias financeiras e promessas de consórcios vantajosos que não existem. “Esses crimes são geralmente orquestrados por quadrilhas especializadas, o que dificulta a identificação dos responsáveis e a recuperação do dinheiro. Por isso, prevenir é sempre melhor”, orienta Teles.

 

Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

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