quinta, 14 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8173

SETOR DE VAREJO E CONSUMO CRESCE E DEMANDA NOVOS PROFISSIONAIS; ENTENDA

João Paulo - 21/10/2024 06:59

Um dos setores mais importantes para economia do Brasil, o verejo, está passando por uma mudança de paradigmas, consequência das novas tecnologias, dos modelos de negócios e das alterações nos hábitos dos consumidores, além da consolidação do setor. “É notório que, hoje, uma parte dos consumidores prefere comprar pela internet em comparação há 10 anos atrás. Por isso, é de extrema importância que as empresas levem seus serviços e experiências também para o ambiente online, tornando a linha que separa o físico do digital quase imperceptível”, comenta Carlos Magno, especialista em experiência do cliente e marketing digital, em entrevista ao Jornal Correio.

Nos últimos anos, os varejistas passaram a investir no digital para se adaptar a um mercado em constante evolução. Um levantamento realizado pela SBVC mostrou que, em média, seis a cada dez (64%) varejistas pretendiam investir mais em transformação digital em 2023. O varejo está evoluindo cada vez mais para proporcionar uma experiência consistente ao longo da jornada de compra do cliente, utilizando a abordagem omnichannel, que busca alcançar o consumidor em todos os ambientes onde é possível realizar uma venda – das lojas de rua até as redes sociais. Essa estratégia exige a integração de canais online e offline, acompanhando o cliente em todos os pontos da jornada de compra e criando uma experiência consistente em todos os momentos de contato com a marca.

O setor de Consumo e Varejo fechou 2023 com um crescimento de 4,1%, maior que a média da economia brasileira, de 2,9%. Essa expansão vem sendo observada consecutivamente desde 2016, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). O setor, ainda de acordo com a SBVC, respondeu por mais de 20% do PIB e movimentou R$ 2,2 trilhões.

 

Crédito: Imagem de Pexels por Pixabay

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.