O Espaço Cultural Boca de Brasa em Cajazeiras, localizado dentro do Mercado Municipal do bairro, será palco, nesta sexta-feira (18), da quarta edição do “Boca de Brasa Apresenta”, que faz parte do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. O evento, com início às 19h e entrada gratuita, contará com apresentações de seis artistas e coletivos locais, além de uma atração musical convidada.
“O Boca de Brasa Apresenta é uma ação voltada à difusão e intercâmbio dos trabalhos desenvolvidos pelas 15 iniciativas que estão participando do Acelera Boca de Brasa, que propõe a fortalecimento, a profissionalização e inserção dos acelerados no mercado cultural de Salvador”, destaca Chicco Assis, diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Entre os destaques da noite está Anelim Trancista, que apresentará a obra “Memórias Entrelaçadas”. Segundo a artista, o ato de trançar traz uma conexão profunda com a ancestralidade, sendo ainda um meio de contar histórias. “Expor uma obra capilar em um espaço artístico seco, através de um vídeo e uma escultura, é uma maneira de ressignificar esse trabalho, trazendo a beleza das tranças para um diálogo maior, que vai além da estética”.
Já o coletivo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA) fará uma apresentação poético-musical chamada “Sarau JACA: Raiz Bahia-Angola”, que destaca a conexão cultural entre o estado e o país africano. “Nossa apresentação será uma celebração da arte periférica, com música, poesia e apresentações visuais, criando uma experiência coletiva e transformadora”, afirma Rafael, membro do grupo.
Outras apresentações incluem a poetisa e performer Maccabriso, com “Um ensaio banal”, e o coletivo Pixa Mina, que exibe o vídeo-performance “Ação PXM”. Salutari também se apresenta com uma homenagem à Pomba-Gira, ícone da cultura afro-brasileira, em um trecho do álbum “Despache”.
O evento será acessível a pessoas surdas, com tradução em Libras. Para fechar a noite, a banda de rock A Sexta, convidada do Coletivo Sem Freio, trará o som do hardcore nordestino com o lançamento de seu primeiro EP. O Sem Freio é conhecido por apoiar bandas de rock autoral na periferia, fortalecendo o cenário musical da região.
O programa é realizado pela Associação Conexões Criativas, em parceria com a Prefeitura de Salvador, e faz parte de uma iniciativa que busca incentivar a produção artística local, ocupando espaços culturais com diversidade e inclusão.
Fotos: Divulgação
Texto: Lucas Vieira/ Secom PMS