Os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio de Salvador, passaram a contar com mais uma Horta Comercial Agroecológica na região. A estrutura foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador, na Unidade de Acolhimento Institucional Casa das Pérolas, nesta quarta-feira (16), e será administrada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
O local possui uma área total de 380 m², onde serão cultivadas diversas espécies de hortaliças como tomates, pimentas, alfaces, manjericão verde e roxo, cebolinhas, couves, rúcula, tomilho, alecrim, salsa, pimentão, erva doce, hortelã miúdo, orégano e outros.
O projeto tem o intuito de incentivar a alimentação saudável, fortalecer a economia local, além de transmitir técnicas de cultivo para a comunidade. Essa é a terceira horta entregue pela gestão municipal.
Inicialmente a horta, que será destinada à produção comercial, será cuidada por 40 pessoas treinadas e capacitadas. Somente esses empreendedores estão habilitados a regar e intervir nas mudas das leiras, respeitando os horários de regas, manejos e colheitas, mantendo padrões rigorosos de higiene durante o cultivo, colheita e manuseio.
Durante a inauguração, o titular da Secis, Ivan Euler, citou os benefícios gerados pela agricultura urbana, ressaltando o impacto positivo no combate às mudanças climáticas.
“Estamos muito felizes por entregar mais uma horta comunitária, a terceira da nossa cidade. Este é um projeto em que a gente aposta muito, pois além da possibilidade de oferecer uma renda para a comunidade através dessas estruturas, essa é também uma ação que gera oportunidade para as pessoas se familiarizarem com o cultivo, pegar na terra e adquirir conhecimento sustentável. A instalação de hortas com esse perfil também apoia diretamente o combate às mudanças climáticas, pois acaba diminuindo a quantidade de veículos transitando de uma cidade para outra, uma vez que temos uma produção própria e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases e o efeito estufa”, contou.
A gestora da Casa das Pérolas, Vera Guimarães, comemorou a chegada do projeto na unidade. “O nosso lar atende pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência, então a chegada dessa horta é um sonho para nós, pois, além de trazer uma atividade para os nossos assistidos, ela irá gerar também um recurso para a própria instituição, bem como a possibilidade de realizar a horta terapia com os nossos assistidos. Estamos muito felizes mesmo”, comemorou.
As demais hortas comerciais implantadas pela Secis estão localizadas no Lar Fabiano de Cristo, também em Coutos, e no Terreiro Ilê Axé Ewá Omin Nirê, em Cassange.
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS