sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

8 COISAS QUE VOCÊ FAZ, MAS NÃO DEVERIA NO SEU NO COMPUTADOR DO TRABALHO

João Paulo - 17/10/2024 07:20

As pessoas que utilizam computador no trabalho têm um hábito comum de aproveitar o dispositivo para resolver questões particulares, como armazenar arquivos pessoais, fazer compras online, bater um papo com um amigo pelo WhatsApp Web e até salvar senhas no navegador. O uso da ferramenta de trabalho para estes objetivos, porém, pode comprometer a segurança da rede da empresa, dos seus dados também e violar regras da companhia. A seguir, veja a lista completa de atividades que você não deveria fazer no PC do trabalho.

  1. Usar redes sociais

Na maioria das vezes, é irresistível verificar as notificações do WhatsApp Web ou dar aquela olhada no que está acontecendo no Instagram. Esse hábito, porém, além de afetar a sua produtividade, pode comprometer seus dados. Há empresas que instalam programas para monitorar as atividades dos funcionários e há risco de que terceiros acessem o conteúdo compartilhado e informações de login. Há inda o risco de propagandas enganosas ou mensagens suspeitas compartilhadas para promover ataques de phishing. Eles podem roubar dados pessoais e transmitir vírus ao dispositivo que está em uso.

  1. Salvar senhas no navegador

Não dá para negar que guardar as senhas no navegador é prático, já que facilita encontrar a lista de senhas salvas. Porém, este recurso tem um preço. Os navegadores não são projetados para serem ferramentas de alto nível de segurança e podem deixar as informações vulneráveis, podendo ser acessadas por cibercriminosos ou mesmo por outro colega de trabalho que utiliza o mesmo computador. Se o PC da empresa for perdido ou roubado, suas contas pessoais e dados sensíveis da sua companhia também serão expostos.

  1. Armazenar arquivos pessoais

Guardar arquivos pessoais, como fotos e documentos, no computador do trabalho também é prático, além de ser mais rápido para compartilhar, mas estas informações estão acessíveis ao seu empregador. Dependendo da política de TI da empresa, seus arquivos podem ser examinados, copiados por meio de um backup e até mesmo excluídos. Por isso, é mais seguro armazenar os arquivos em uma nuvem, como Google Drive ou Dropbox. Desta forma, as informações ficam separadas da sua vida profissional.

  1. Manter conversas pessoais

Assim como o uso das redes sociais, é quase automático puxar uma conversa pela Internet durante o expediente. Mesmo que seja apenas para resolver uma questão pontual, é importante não utilizar o PC — e em alguns casos o celular — do trabalho para trocar mensagens pessoais e muito íntimas. Muitas empresas monitoram o uso da Internet pelos seus funcionários e um WhatsApp aperto no computador pode ser acessar por outro colega ou funcionário caso o PC tenha que ser compartilhado.

  1. Fazer compras online

Uma notificação de e-mail aparece e uma oferta relâmpago na sua loja favorita começou — você acessa o site pelo PC do trabalho ou deixa para aproveitar a liquidação em um dispositivo pessoal? A maioria das pessoas escolheria a primeira opção, mas é importante lembrar que inserir informações sensíveis, como dados de cartão de crédito e endereço, em plataformas de e-commerce pode ser perigoso. Se a sua empresa monitorar a atividade ou se o sistema do computador for comprometido, suas informações pessoais estarão em risco.

  1. Deixar o PC desbloqueado

Quem nunca deixou o PC desbloqueado quando foi aproveitar a hora do almoço ou apenas tomar um café? É importante não deixar o computador do trabalho exposto, mesmo que seja por alguns minutos, vale bloquear o acesso. Pois em instantes uma pessoa mal intencionada pode enviar e-mails em seu nome ou acessar informações do trabalho sem o seu consentimento. Existem diversas formas de bloquear a tela do computador, porém as mais fáceis são ativar as teclas Windows + L ou Ctrl + Alt + Del.

  1. Usar wi-fi público

Geralmente, as redes gratuitas de wi-fi não são seguras. Elas podem se tornar um meio para interceptação de dados por cibercriminosos, incluindo informações sensíveis da empresa. Para as pessoas que precisam se manter conectadas devido ao trabalho, o melhor caminho é o uso da VPN para ter uma conexão segura. A rede privada adiciona uma camada de proteção para o computador do trabalho e os dados armazenados.

  1. Procurar emprego

Muitos funcionários utilizam o computador da empresa para buscar novas oportunidades de trabalho. Além da incoerência profissional, é arriscado utilizar o PC corporativo, pois o TI da companhia pode rastrear o tráfego da web e encontrar o histórico dos sites de emprego. Procure manter esta atividade em um dispositivo pessoal para evitar constrangimentos e manter um limite claro entre suas demandas pessoais e do seu atual trabalho.

 

Foto: Reprodução/Freepik/cookie_studio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.