A pratica de atividade física tem ciclos de “modas” que conquistam os praticantes. Nesse momento existe o “Boom” das corridas de rua. Dentro desse cenário, os profissionais da educação física que auxiliam aqueles que praticam corrida, seja de forma amadora ou profissional, os chamados assessores e treinadores de corrida, começaram a ver as agendas lotarem nos últimos anos. Mais pessoas interessadas em praticar a atividade com acompanhamento técnico passaram a procurá-los. E são pessoas de todas as idades e com as mais variadas propostas, de jovens a idosos, de corredores amadores a profissionais.
Essa grande procura, de acordo com os assessores e treinadores de corrida, começou sobretudo no período da pós-pandemia, quando mais pessoas passaram a adotar um estilo de vida mais saudável, prezando por atividades em grupo e ao ar livre. Mas há outro fator que pode explicar esse “boom”: a quantidade de influenciadores de corrida que começaram a produzir conteúdos nas redes sociais, focados no nicho de pessoas que são adeptas da prática.
“Comecei a receber cada vez mais alunos que não vinham por indicação ou levados por um amigo, mas pessoas que passaram a seguir influenciadores e que começaram a despertar o interesse pela prática. O ano ainda nem acabou, mas aumentei meus assessorados em mais de 50% em relação a 2023”, diz Carlos Matos, assessor de corrida que atua na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. “São pessoas que muitas vezes chegam sem nenhuma prática e que, aos poucos, estão sendo introduzidas na corrida”, explica em entrevista ao Jornal Correio.
Crédito: Divulgação