O varejo soteropolitano mantém as expectativas positivas para o dia das crianças e prevê crescimento no comércio. O Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindilojas) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA) estimam altas de 10 e 7% respectivamente na data.
Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindilojas), acredita que a projeção é de um aumento de vendas acima de 10% nesta semana da criança, em comparação a mesma data em 2023. Ainda segundo Motta, o momento se destaca por ser o segundo período mais movimentado para venda de presentes infantis, perdendo apenas para o Natal. Além disso, a ocasião também prevê o começo das contratações temporárias de fim de ano.
Já para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA), a expectativa é de 7% no setor relacionado ao Dia das Crianças, de acordo com Guilherme Dietze, consultor econômico do órgão. “Um aumento do emprego, ou seja, o ganho da renda através do seu salário e ao mesmo tempo uma inflação mais baixa permite também a expansão do poder de compra. Ao mesmo tempo, nós temos os preços ligados ao Dia das Crianças como computadores, eletrônicos de forma geral, vestuário, crescendo no ritmo mais baixo do que o ano passado. Alguns itens, por exemplo, estão com queda nos preços em relação a 2023 e isso favorece o aumento do consumo”, aponta Dietze em entrevista ao portal A Tarde.
Para Guilherme, é um momento econômico favorável para as famílias, tanto pela data cair em um final de semana, quanto por ser a primeira quinzena do mês – onde não gastaram completamente o salário. Segundo o consultor, isso aumenta o potencial de consumo para o Dia das Crianças. “Não é somente o comércio que favorece. As famílias vão ao shopping no final de semana, vão gastar um presente, também vão gastar em uma recreação, em um restaurante, ou seja, comércio e serviços saem ganhando no Dia das Crianças. Esse aumento do poder de compra, desemprego em queda, inflação também bem mais moderada, crédito, as famílias mais confiantes, tudo isso favorece para que o Dia das Crianças seja um momento positivo para o comércio e para o setor de serviço também”, destaca Dietze.
Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil