As festas populares da capital baiana estão se aproximando, e os ambulantes interessados em trabalhar durante o verão têm até a próxima quinta-feira (10) para se cadastrarem e concorrer ao licenciamento municipal. A relação final de licenciados será publicada no dia 28 de novembro.
São mais de 8,3 mil vagas disponíveis para o período, que começa com o Festival da Virada e vai até o Carnaval, e conta também com a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá e os circuitos pré-carnavalescos Fuzuê, Furdunço e Pipoco.
A Prefeitura oferece atendimento gratuito nas 10 unidades de Prefeitura-Bairro da cidade para quem não conseguir fazer o cadastramento online. As unidades do Centro, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/Liberdade e Valéria, sempre das 7h às 17h, estarão disponíveis.
Os trabalhadores cadastrados passarão por uma seleção posterior, baseada em critérios sociais que foram validados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com entidades como Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) e da União, além de representantes dos próprios ambulantes.
O pagamento do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) só será necessário no período que antecede cada festa, em calendário que ainda será divulgado.