quarta, 30 de outubro de 2024
Euro 6.2344 Dólar 5.7655

SALVADOR É A DÉCIMA CAPITAL QUE MAIS EMITE GASES ESTUFA AO MEIO AMBIENTE, DIZ ESTUDO

João Paulo - 04/10/2024 07:00

Salvador obteve o melhor desempenho em uma pesquisa que mediu a quantidade de gases tóxicos que são emitidos ao meio ambiente entre as cidades mais populosas do Brasil. Segundo uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e publicada pela Agência Brasil, a capital baiana teve uma pontuação de 1,19, considerada baixa, quando se fala na emissão de gases tóxicos.

Entre as dez cidades mais populosas, Manaus lidera o ranking com 3,06 toneladas por habitante, seguida do Rio de Janeiro (2,03) e de Belo Horizonte (1,82).

A pesquisa considerou a meta fixada pela Agenda 2030 e constatou que seria preciso cortar mais da metade do volume de emissões líquidas em cinco das dez capitais mais populosas do país. Nas demais, a redução seria de pelo menos 30%. A Agenda 2030 foi estabelecida pelos 193 Estados-Membros da ONU na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável ocorrida em 2015. Ela fixou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e cada um deles se desdobra em um conjunto de metas. Uma delas diz respeito às emissões líquidas de gás carbono: chegar a 0,83 tonelada por habitante.

O levantamento do ICS foi realizado com base no Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG). Ele é mantido pelo Observatório do Clima, uma rede de entidades ambientalistas da sociedade civil brasileira. Os dados mais recentes têm como referência o ano de 2022. O ICS buscou reunir algumas informações justamente com o objetivo de cobrar propostas dos candidatos para temas considerados urgentes.

Foto: Divulgação/Transalvador

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.