quarta, 02 de outubro de 2024
Euro 6.0155 Dólar 5.4442

GOLPES DIGITAIS ATINGEM UM EM CADA QUATRO BAIANOS

Matheus Souza - 02/10/2024 19:50

Cerca de um entre quatro baianos (23%), com mais de 16 anos, relataram ter perdido dinheiro com golpes digitais nos últimos 12 meses, segundo apontamentos de pesquisa divulgada, nesta terça-feira (1º), pelo Instituto DataSenado.

De acordo com o estudo “Panorama Político 2024: apostas esportivas, golpes digitais e endividamento”, a Bahia ocupa a sexta posição no ranking de estados mais afetados por golpes digitais, empatando com Amapá, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul. São Paulo lidera a lista com 30%, seguido por Mato Grosso, com 28%.

Os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos no mesmo período. São mais de 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético, como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pelo Instituto DataSenado.

A distribuição dos golpes é uniforme em todas as regiões do país, quando consideradas as margens de erro. Os menores índices ocorrem nos estados do Ceará (17%) e do Piauí (18%).

Segundo a pesquisa, não há um perfil claro para as vítimas desse tipo de crime. O DataSenado investigou variáveis como tamanho do município, situação de domicílio (se urbano ou rural), religião, situação no mercado de trabalho, renda, escolaridade, faixa etária, sexo, cor e raça.

“As pessoas que relatam ter perdido dinheiro com esse tipo de crime nos últimos 12 meses estão distribuídas em proporção semelhante às características socioeconômicas da população brasileira”, conclui o documento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.