Organizações sociais que atuam com a promoção da atividade pesqueira nas cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Ilhas de Salvador (Ilha de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades) poderão se inscrever até o dia 29 de setembro, no projeto de capacitação Acelera Pesca. A iniciativa visa apoiar essas organizações com uma trilha de aprendizagem com carga horária de 80 horas, além de oferecer assessorias jurídica e contábil. O processo seletivo inclui preenchimento de formulário de inscrição online, análise de perfil da organização, análise documental e entrevistas. As inscrições serão realizadas por formulário online na endereço https://bit.ly/acelerapesca.
A capacitação será realizada no Espaço Acelen Acender em Candeias-BA, e inclui módulos como identidade institucional, elaboração de projetos e captação de recursos, políticas públicas para pesca e gestão administrativa. Ao todo, serão selecionadas 10 organizações, que poderão indicar até dois representantes, cada.
Serão selecionados participantes que atendam aos seguintes critérios: organizações sociais sem fins lucrativos, isto é, que não distribuem eventuais excedentes entre proprietários ou diretores e que não possuem como razão primeira de existência a geração de lucros, podendo até gerá-los, desde que aplicados nas atividades fins; com atuação voltada para a promoção da atividade pesqueira e marisqueira; existentes há, pelo menos, 12 meses em Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde/BA e Ilhas (Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos).
“As associações locais são propulsoras do crescimento de suas comunidades porque estão engajadas em buscar respostas para as necessidades encontradas. Por isso, atuamos para reconhecer e valorizar as organizações sociais, capacitando suas lideranças e estimulando seu fortalecimento”, ressalta Vanessa Alonso, gerente especial da AVSI Brasil
“O projeto Acelera Pesca representa um importante avanço para as comunidades pesqueiras do entorno da refinaria, oferecendo capacitação e suporte essencial para o fortalecimento dessas organizações. Ao promover conhecimento em gestão, captação de recursos e políticas públicas, estamos contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da pesca, que é uma atividade fundamental para a economia e cultura local”, declara Ila Leonelli, gerente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.
|SERVIÇO|
Projeto Acelera Pesca
Oportunidade: 10 vagas para organizações sociais de pesca artesanal
Inscrição: https://bit.ly/acelerapesca
Prazo: até 29 de setembro de 2024
Informações: [email protected]
Fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil
A primeira etapa do projeto Acelera OSC foi realizada em 2023, beneficiando 30 organizações da sociedade civil, atuantes em diversas temáticas sociais. A formação foi realizada no Espaço Acelen Acender, em Candeias–BA, com foco no processo de aprendizagem a respeito da legalização e formalização das instituições, além de capacitação para elaboração e implementação de projetos, desenvolvimento institucional e diversidade e inclusão, visando a melhoria da efetividade e do impacto social das organizações. Em outubro de 2023, foi lançado o Edital Acelera OSC, que contemplou 10 organizações sociais da região, com um investimento em torno de R$ 500 mil para projetos nas áreas de Educação, Emprego e Renda e Meio Ambiente.