Promover o desenvolvimento de atletas de alto rendimento por clubes de toda a Bahia e atrair para o estado competições de diversas modalidades são os objetivos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que realizou, nesta quinta-feira (19), o Fórum Estadual de Formação Esportiva, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento teve o Esporte Clube Bahia Associação como anfitrião e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O CBC recebe cerca de 0,5% da arrecadação das loterias esportivas do país, revertendo os valores para o desenvolvimento dos esportes olímpicos por meio do Programa de Formação de Atletas. Clubes de diversas modalidades podem se filiar à instituição, visando à melhoria das condições de trabalho e desempenho, como apoio para a compra de passagens para participação em campeonatos, de equipamentos e de uniformes, dentre outras ações.
“Estamos em um momento virtuoso, com o turismo da Bahia em destaque, crescendo acima da média nacional. Uma das ações estratégicas da Setur-BA é a captação de eventos, dentre eles os esportivos, para trazer visitantes às 13 zonas turísticas do nosso estado”, destacou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito. Já o presidente da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Vicente Neto, disse que a atuação do CDC se soma ao incentivo dado pelo Governo do Estado aos atletas.
“Queremos deixar o nosso legado e incentivar o turismo baiano, ajudando na captação de competições”, declarou o presidente de CBC, Paulo Maciel. “Este programa de incentivo vai fazer com que o esporte da Bahia esteja sempre em evidência e que isso seja vetor para o desenvolvimento do turismo”, acrescentou o diretor da Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) no Nordeste, Marcelo Sacramento.
Segundo Emerson Ferretti, presidente do Esporte Clube Bahia, “muitos clubes do interior ainda não sabem como buscar recursos para se fortalecer nas diversas modalidades olímpicas, por isso que trouxemos o fórum”. Além do futebol, a instituição desenvolve iniciativas voltadas para o basquete, o vôlei de praia e o tênis de mesa, dentre outros.
Embaixadores – A programação incluiu palestras dos campeões olímpicos Emanuel Rego (vôlei de praia) e André Heller (vôlei de quadra) e do campeão mundial Lars Grael (vela), que são embaixadores do CBC.
Na oportunidade, Grael destacou o potencial da Bahia para os esportes do mar. “A Baía de Todos-os-Santos, em especial, é muito grande e muito acolhedora. Poucas regiões do Brasil têm uma baía com tantas opções para você fazer cruzeiro, passeio, explorar o turismo, mas também praticar a vela, remo, canoagem, kitesurf e maratona aquática. Eu preciso voltar com mais calma para ver os equipamentos náuticos construídos e requalificados pelo Governo do Estado na região”, disse.