Três farmácias em Ilhéus, no sul da Bahia, foram interditadas após uma fiscalização identificar diversas irregularidades. As infrações incluíam medicamentos vencidos, venda de remédios controlados sem a presença de farmacêutico e fezes de roedores no local de armazenamento.
A ação foi realizada na quarta-feira (21) por uma força-tarefa composta pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) e a Vigilância Sanitária, com o objetivo de fiscalizar farmácias comunitárias irregulares e verificar infrações sanitárias.
No total, sete locais foram inspecionados. Em dois desses estabelecimentos, os armários de medicamentos controlados foram lacrados devido à venda sem a presença de um farmacêutico ou sem a autorização da Vigilância Sanitária Municipal.
Outras irregularidades identificadas incluíram a venda de medicamentos vencidos, armazenamento inadequado de produtos, além de certidões e alvarás de funcionamento vencidos.
Em um dos estabelecimentos, as condições sanitárias eram tão precárias que foram encontradas fezes de roedores no local onde os medicamentos eram armazenados.
O presidente do CRF, Dr. Mário Martinelli, esteve presente durante a ação e afirmou: “Continuaremos atuando em todos os municípios baianos para impedir que irregularidades, como as encontradas aqui, persistam.
Foto: Divulgação / CRF-BA