domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

GOVERNO LEVA ÁGUA DE QUALIDADE E IMPULSIONA EMPREENDEDORISMO FEMININO NO SEMIÁRIDO BAIANO

Hugo Leite - 20/08/2024 19:51

Nos últimos anos, o semiárido baiano tem vivenciado uma transformação após a chegada dos 291 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD). Os benefícios vão além do acesso à água de qualidade para o consumo, executado na Bahia pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) o programa também incentiva o empreendedorismo feminino, impulsionando associações de mulheres que utilizam a água, fornecida pelo PAD, para gerar renda com a produção de polpas, doces, bolos e outros produtos.

Com a missão de integrar políticas de fomento e ampliar essas iniciativas, a Sema está promovendo, até o dia 23 de agosto, uma expedição com a presença de gestores e especialistas de diversas instituições públicas que vão conhecer as experiências bem-sucedidas apresentadas por seis comunidades rurais. No roteiro, a comitiva vai visitar as comunidades rurais e quilombolas onde mulheres lideram atividades econômicas nas áreas da piscicultura (cultivo de peixes), carcinicultura (criação de camarão) e processamento de alimentos, além do projeto de uma pequena usina de envasamento e comercialização da água dessalinizada.

“São novas alternativas de desenvolvimento socioeconômico impulsionadas pelo PAD, através da parceria entre as famílias beneficiadas, o Governo do Estado, a União, os municípios e instituições de ensino, pretendemos montar uma frente ampla de atuação para inserir essas práticas em estratégias transversais de atuação governamental, trazendo outros projetos para a população, fortalecendo o trabalho realizado por essas mulheres e multiplicando estes exemplos para as demais comunidades atendidas pelo PAD”, explicou a coordenadora estadual do PAD e representante da Sema, Luciana Santa Rita.

O início da viagem, nesta terça-feira (20), aconteceu nas localidades de Mandassaia II e Bispador, nos municípios de Riachão de Jacuípe e Capela do Alto Alegre, respectivamente. Uma oportunidade para acompanhar o desenvolvimento da unidade de piscicultura (cultivo de peixes) na comunidade de Mandassaia, um projeto liderado pela Bahia Pesca, em parceria com o PAD, assim como para conhecer a fábrica de sequilhos Quitutes Dona Izabel.

“Nosso papel nessa visita é aprender com essa dedicação, simplicidade e experiências de vida dessas mulheres sertanejas, que são beneficiadas e ao mesmo tempo fazem o programa acontecer. Esses conhecimentos populares delas, que lidam diariamente com o uso e a manutenção preventiva do equipamento, serão absorvidos para a evolução do PAD a nível nacional”, pontuou a representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Larissa Rosa.

Foto: Ascom/Sema

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.