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BRASKEM ADERE AO PACTO PELA PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL

LUIZA SANTOS - 20/08/2024 16:02

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, acaba de oficializar sua adesão ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa adotar ações afirmativas e promover mais oportunidades para pessoas negras. O objetivo é desenvolver, por meio de iniciativas concretas, um ambiente cada vez mais diverso.

“A assinatura do Pacto foi uma forma de tornar o nosso compromisso público e reafirmar a intencionalidade da companhia na pauta racial. Nossa ambição é representar a sociedade onde estamos inseridos”, afirma Débora Ferraz, gerente global de Diversidade, Equidade e Inclusão e de Ambiente e Bem-Estar na Braskem.

O Pacto é uma iniciativa que propõe implementar um protocolo de ESG racial no Brasil. E isso permitirá ao tema ser colocado no centro do debate econômico, chamando a atenção das empresas e da sociedade civil. “Precisamos entender a questão racial como uma combinação entre investimento social privado e ações afirmativas. A associação gera indicadores com base em dados reais, gera análises comparativas e fomenta a troca de experiências entre as companhias que fazem parte do pacto”, afirma Gilberto Costa, diretor executivo e co-fundador do Pacto.

A Braskem respeita a individualidade de cada integrante e não hesita em buscar maneiras de ser cada vez mais diversa e inclusiva. Atualmente, há nas unidades brasileiras da companhia 37% de integrantes negros, 41% da liderança técnica negra, 42% dos estagiários contratados também negros, mas ainda há muito a fazer. “Espero que tenhamos cada vez mais pessoas negras trabalhando conosco e que possamos nos encontrar em outros momentos como esse da assinatura do Pacto para celebrar novos e importantes avanços da nossa jornada de inclusão racial”, afirma Roberto Bischoff, CEO da Braskem.

Desde 2014, o programa de diversidade da marca tem iniciativas focadas no aumento da representatividade e no desenvolvimento das pessoas negras, além de outros grupos historicamente minorizados. E, pela primeira vez na sua história, a companhia conseguiu romper a barreira dos 37% de integrantes autodeclarados pretos ou pardos – em 2015, o número era de 28%. “O aumento de quase 10% nesse indicador se deve principalmente à intencionalidade que buscamos aplicar em todos os processos de contratação. Temos vagas afirmativas, banco de talentos negros e ações educativas que buscam dar maior clareza do contexto racial para todos os nossos integrantes”, afirma Marcelo Arantes, vice-presidente Global de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa da companhia.

Foto: Mariana da Costa

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