Com a oferta de testes rápidos e vacinação, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) marcará presença no Festival Soujuvs, realizado neste sábado (17), a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado, dentro da programação do “Agosto das Juventudes”, o evento contará com shows de Rachel Reis, BaianaSystem, Àttooxxá e Melly.
Para fortalecer a prevenção e o cuidado à saúde dos jovens baianos, um estande da Sesab montado no local dos shows ofertará mil testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais.
Aqueles que testarem positivo para sífilis terão à disposição o início do tratamento imediato, com a aplicação da penicilina benzatina (benzetacil). O medicamento combate de forma eficaz a bactéria causadora da doença.
Quem reside em Salvador e tiver resultado positivo para HIV ou hepatites, já sairá do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados e com garantia do início do tratamento. Aqueles que residem em outras localidades serão orientados a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios.
“A testagem é importante para contermos a propagação das ISTs e para que as pessoas possam iniciar o tratamento o mais cedo possível. Além disso, ela nos dá um panorama da propagação desses vírus, com dados importantes para estratégias de assistência à saúde, educação e de ações de informações sobre ISTs”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Além disso, também estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico nacional elegíveis para a população a partir de 12 anos de idade, conforme a faixa etária. Nesta lista, constam imunizantes contra Covid-19; influenza; HPV; meningite; difteria e tétano (dupla adulto); sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); além de hepatite B e febre amarela.
No local, o público terá acesso ainda à dTpa – tríplice bacteriana acelular tipo adulto, que combate difteria, tétano e coqueluche e é voltada para gestantes e profissionais de saúde que atuam na pediatria ou neonatologia.
Foto: Phillipe Guimarães/MS.