A segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais ocorre neste final de semana, no sábado (17) e no domingo (18), a partir das 13h na Doca 1, Comércio. O evento promete aos visitantes uma experiência sensorial, rodas de conversa, pockets e aulas shows, além de muita degustação. O passaporte, com acesso aos dois dias, custa R$ 30, e o dia único custa R$ 20 e estão à venda no Sympla.
Este ano, a Feira terá algumas novidades: workshops de manhã, festa de lançamento, atrações musicais, cafeteria modelo e recrutamento de voluntários.
Brenda Matos, especialista em cafés especiais e idealizadora do evento, explica que os workshops vão permitir aos participantes conhecer as inúmeras possibilidades que o café especial pode trazer, incluindo a chance de se formar profissionalmente – a inscrição para os workshops matutinos também dá acesso à feira.
“Já o voluntário vai nos ajudar a garantir que tudo aconteça de forma suave e bem-sucedida. O formulário de recrutamento, que pode ser preenchido no Sympla, tem o objetivo de entender melhor as habilidades, disponibilidade e áreas de interesse para que possamos alinhar as atividades durante o evento, de acordo com as preferências e qualificações. A carga horária é de quatro horas. O voluntário receberá um kit surpresa oficial da feira, a entrada no evento, alimentação e certificado”, explica Brenda.
Torneio de Latte Art
O café oficial da feira é assinado pelo Do Coado ao Espresso, o maquinário oficial do evento é da BBC, e o leite oficial é da Nude. Juntas, as marcas vão comandar a operação da Cafeteria Modelo do evento. A torrefação trabalha, majoritariamente, com cafés baianos e valoriza os pequenos produtores de café e a agricultura familiar. Para os que não dispensam a dobradinha “café com leite”, a feira traz o Nude, feito de aveia. No domingo (18), a marca de leite “sem ingredientes impróprios e com baixa pegada de carbono” realizará, na cafeteria modelo, o Torneio de Latte Art entre baristas (TNT).
As atrações musicais são um capítulo especial nesta edição. Lan Lanh e Mário Soares farão pocket show no sábado. O violino de Mário Soares e a percussão de Lan Lanh vão desbravar os mares da música afro-brasileira numa criativa apresentação, às 19h. No domingo será a vez de Felipe Barros mostrar seu talento. O cantor e compositor apresentará o show voz e violão ‘Nem Sempre é fevereiro’. Com um repertório que inclui canções já lançadas, inéditas e interpretações da mais fina flor da música afro-baiana e popular brasileira.
Festa de abertura
A convite da Pato Preto Destilaria, a Feira Baiana de Cafés Especiais fará uma festa de abertura na quinta-feira (15), a partir das 19h. As baristas e bartenders vão dominar o balcão. A noite de celebração será no Lar Café Bistrô e promete experiências incríveis e um gostinho do que vai acontecer no evento, com drinks a base de cafés, carbonatação com a Preshh e muitos destilados baianos. A entrada será gratuita. O café fica na Rua das Margaridas, Pituba.
A segunda edição da Feira Baiana de Cafés Especiais é uma realização da Escola Xodó de Café & Rede Amo, com patrocínio do Governo do Estado, apoio institucional do Sebrae Bahia e apoio de mídia do Salvador Meu Amor, Band News FM e Rádio Nova Brasil.
Além da Pato Preto Destilaria, mais de quarenta marcas confirmaram presença na feira. Algumas delas são: Fábrica do Sabor, Garbo Café, Rigno Cafeteria, Café Gourmet Piatã, Moreno Coffee Company, Colheita das Alegrias, Zabelê, Café Boa Nova, Grão de Luz e Café Reserva do Vale.
Ingressos, inscrições e mais informações, no link: https://zaap.bio/feirabaianadecafesespeciais
Programação completa
SÁBADO – 17 DE AGOSTO
DOMINGO – 18 DE AGOSTO
Foto: Brenda Matos