Mais de 400 pessoas que fazem parte do programa Agente Vida Nova, que acompanha famílias de Salvador em situação de vulnerabilidade socioeconômica, passaram por treinamento para aproximar ainda mais a população vulnerável dos serviços e políticas públicas sociais disponibilizados pelo município. A capacitação aconteceu em dois encontros realizados na segunda (12) e terça-feira (13).
Esses agentes de desenvolvimento social acompanham famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) por meio de visitas presenciais. Nas ocasiões, são verificadas as principais necessidades, como matrícula de crianças na rede municipal de ensino, necessidade de algum atendimento médico específico e condições de moradia, emprego ou renda.
Durante o treinamento, os profissionais foram apresentados aos serviços do SAC do Empreendedor, dos cursos de capacitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). A ideia é que, posteriormente, os agentes repassem as informações para aqueles que mais precisam.
“No dia a dia, no exercício de suas atividades, eles provavelmente encontram muitas pessoas que buscam emprego ou uma oportunidade, mas que estão fora do mercado de trabalho há muito tempo. Hoje, trouxemos a apresentação de todos os nossos projetos de qualificação, que são ofertados para todos os públicos. Muitas vezes, a população de Salvador não sabe disso”, explicou a gerente do Simm, Cristiane Thomaz.
“Temos vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e para todas as idades, e nossos cursos abrangem desde o ensino fundamental até o ensino médio. Não temos restrições nem limitações. Temos programas voltados para públicos específicos, como mulheres e jovens, e para a área de tecnologia. Nosso objetivo hoje é informá-los sobre o que oferecemos, para que possam ser portadores dessa mensagem em suas atividades”, completou Cristiane.
Fotos: Otávio Santos/Secom PMS