Duas sorveterias brasileiras estão entre as melhores sorveterias do mundo no ranking “100 Most Iconic Ice Cream”, do guia internacional TasteAtlas. Entre as sorveterias brasileiras escolhidas como as mais icônicas em de mais de 30 países, uma está em Salvador e a outra em Belém do Pará.
A lista apresenta as 100 gelaterias e sorveterias mais icônicas que deixaram uma marca inegável no cenário global de sobremesas”, diz a enciclopédia gastronômica online, que reúne mais de 49 mil especialistas e já catalogou cerca de 10 mil comidas tradicionais pelos continentes.
A tradicional sorveteria da Ribeira em Salvador, que existe desde 1921, foi uma das escolhidas.
“A loja ostenta uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas sabores comuns, mas também frutas brasileiras exóticas, e seu sabor mais icônico é a tapioca – feita usando farinha de tapioca autêntica e misturada com gelato cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”, descreveu o TasteAtlas.
A outra brasileira foi a sorveteria Cairu, em Belé. Fundada em 1964, a rede paraense foi declarada como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará no começo deste ano e especializou-se em ingredientes típicos da Amazônia, com frutas regionais como uxí, murici e bacuri. Mas o destaque é o sorvete de açaí. A Cairu tem unidades em Belém e Rio de Janeiro e é revendida por todo território nacional.