O Comitê Olímpico do Brasil (COB), em resposta às críticas feitas ao uniforme que os atletas brasileiros usarão na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, afirmou que o foco está nos Jogos, não na Paris Fashion Week. “Então nosso foco está nisso”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley, ao Globo Esporte (GE) na última quarta-feira (24).
Ele assegurou que as roupas foram bem recebidas: “A gente sempre tem comentários excelentes, basta ver os vídeos dos próprios atletas nas redes sociais.” Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, endossou: “A gente, obviamente, participou de todo o processo de escolha desse uniforme, aprovou com muito orgulho.
Se precisasse a gente aprovaria esse uniforme de novo.” Ele também destacou a sustentabilidade do material e elementos da moda parisiense: “Traz sustentabilidade no material, e elementos da moda parisiense, que algumas pessoas gostam mais, e outras pessoas gostam menos. Eu me recordo que quando a gente lançou o uniforme foi um sucesso absoluto, principalmente nas redes sociais.”
O uniforme da delegação brasileira inclui uma jaqueta jeans com detalhes bordados à mão por mulheres do semiárido do Rio Grande do Norte, além de uma calça ou saia longa branca e uma blusa azul listrada de branco. O design foi desenvolvido pela Riachuelo, e a coleção também contempla trajes para viagem e cerimônia de premiação.
Algumas modalidades têm patrocinadores exclusivos para as competições. Celebridades, além de muitos desconhecidos, têm criticado o uniforme. “Acho que o look representa exatamente como o atleta é tratado no país. Sem estrutura, sem oportunidades, desvalorizado”, opinou a cantora Anitta.
(Ibahia)
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